Quem tem pressão alta pode comer ovo? Entenda todos os riscos que você corre

Como a alimentação afeta a pressão arterial, é preciso evitar algumas comidas

Sem dúvidas, o ovo é um dos ingredientes mais essenciais do nosso dia a dia. Ele sozinho pode servir como uma refeição simples, saudável e leve, mas também pode acompanhar e integrar as mais diversas receitas. Contudo, o mais importante é entender como ele beneficia ou prejudica a nossa saúde. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e saiba se é verdade que quem tem pressão alta pode comer ovo, ou não.

Infelizmente, a pressão alta é um problema bastante cada vez mais presente na nossa sociedade. E mesmo assim não é todo mundo que está familiarizado com os cuidados que essa condição precisa, os quais em grande parte englobam a nossa alimentação. Por isso o questionamento de se quem tem pressão alta pode comer ovo é tão necessário.

Hipertensão: principais causas e consequências

De maneira geral, o sangue que percorre em nossos vasos sanguíneos é submetido à uma força, denominada de pressão arterial. Essa força pode acabar se elevando em decorrência de fatores como o sobrepeso, tabagismo, má alimentação, estresse, sedentarismo e alcoolismo. Quando isso ocorre, a saúde do nosso sistema cardiovascular é posta em risco, aumentando as chances de insuficiência cardíaca, AVC, aneurisma e outros problemas.

A má alimentação acaba sendo uma das causas da pressão alta quando as gorduras ou sódio são muito expressivos no dia a dia. Enquanto as gorduras podem formar placas nos vasos, dificultando a passagem do sangue, o sódio aumenta a necessidade de água corrente nos vasos, aumentando o volume e pressão dentro deles. A partir disso, será mais fácil de entender se quem tem pressão alta pode comer ovo ou não.

Leia mais: Quem tem pressão alta pode comer pimenta? Saiba se está liberado ou não

Quem tem pressão alta pode comer ovo mesmo?

Felizmente, o ovo por si só não é uma fonte significativa nem de sódio e nem de gorduras. Inclusive acredita-se que a clara do ovo em específica possui um peptídeo que ajuda a prevenir o aumento da pressão arterial. Portanto, quem tem pressão alta pode comer ovo sim. Por outro lado, existem situações em que ele pode ser prejudicial, especialmente em decorrência do modo de preparo.

Geralmente, as pessoas costumam consumir o ovo cozido, mexido ou frito. Quando frito, ele é preparado com o uso de óleo e manteiga, que são muito ricos em gorduras. E na grande maioria das vezes, independente de como ele é feito, o ovo é temperado com sal, que é a principal fonte de sódio na cozinha. Ou seja, quem tem pressão alta pode comer ovo, mas dando preferência pelo ovo cozido ou mexida, e moderando ou evitando o uso do sal.

Alimentos bons e ruins para a hipertensão

Como as gorduras e o sódio são os grandes responsáveis por elevar a pressão arterial, é fácil identificar alguns dos alimentos que podem ser prejudiciais nesse aspecto. No caso, os principais exemplos são:

  • Carnes vermelhas
  • Frituras
  • Fast-foods
  • Alimentos em conserva
  • Carnes embutidas
  • Salgadinhos
  • Enlatados
  • Condimentos industrializados

Enquanto as gorduras e sódio são prejudiciais, nutrientes como as fibras, antioxidantes, potássio e magnésio podem ser grandes aliados para melhorar a condição. Aliás, eles costumam estar muito presentes em alimentos naturais, que são muito variados. Dentre eles, é possível citar:

  • Vegetais
  • Carnes brancas
  • Frutas
  • Alimentos integrais
  • Tofu
  • Iogurte desnatado

Leia mais: Jenipapo é bom para pressão alta? Conheça seus benefícios para saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação