Quem tem psoríase pode comer carne de porco? Entenda as restrições alimentares da doença

Por incrível que pareça, a psoríase é uma doença que pode ser afetada pela alimentação

Sem dúvidas, a psoríase é um dos problemas de pele mais comuns que existem. Porém, mesmo sendo tão difundida e recorrente, muitas pessoas não sabem que a nossa alimentação pode ajudar ou atrapalhar o tratamento da doença. Logo, se algum dia você sofrer com esse problema, é bom saber o que comer. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem psoríase pode comer carne de porco ou não.

À primeira vista, é um pouco estranho pensar que a carne de porco possa ser prejudicial para a nossa saúde, mesmo quando estamos afetados com um problema de pele. Afinal, ela é um alimento bastante básico na alimentação de muitas pessoas. Mas isso não significa que a carne de porco seja completamente segura a todo tempo.

O que a psoríase é de fato?

Conforme fora dito, a psoríase é um problema de pele muito comum. Se trata de uma doença crônica que, por incrível que pareça, não pode ser transmitida de uma pessoa para outra. Inclusive as causas da psoríase nem sempre são precisas, mas acredita-se que há uma predisposição genética para o desenvolvimento dessa condição.

Por outro lado, existem fatores que podem desencadear a psoríase nas pessoas que sofrem dela. Estes vão desde estresse, infecções e uso de drogas, até danos diretos na pele, como queimaduras de raios solares ou traumas físicos e químicos. Vale lembrar que existem muitos tipos de psoríase, sendo então necessário ter o acompanhamento e aconselhamento de um médico dermatologista.

Em relação aos sintomas, o que marca a psoríase é o surgimento de manchas de coloração avermelhada ou rosada, as quais são recobertas por uma escama esbranquiçada. Essas manchas costumam se desenvolver nas mãos, pés, couro cabeludo, joelhos e cotovelos. Mas novamente, os diferentes tipos de psoríase podem influenciar nisso.

Leia mais: Quem tem pedra na vesícula pode comer tapioca? Clique aqui e descubra

Quem tem psoríase pode comer carne de porco?

Agora que você conhece melhor a doença, pode não fazer muito sentido questionar se quem tem psoríase pode comer carne de porco. Contudo, a nossa alimentação afeta a saúde em incontáveis aspectos, o que inclui a saúde da nossa pele. Para a psoríase, o grande problema da carne de porco são as suas gorduras. Esse composto é considerado inflamatório, e as inflamações por sua vez contribuem para o desencadeamento da psoríase.

Outra fator importante é que as gorduras animais no geral costumam apresentar um composto denominado de ácido araquidônico. Quando consumido, ele afeta diretamente a psoríase, agravando a condição. Com isso, não é possível dizer que quem tem psoríase pode comer carne de porco com segurança. Ela não só favorece o desenvolvimento da psoríase e a piora do quadro dela, como também faz para a saúde da pele no geral.

Portanto, quem tem psoríase precisa evitar a carne de porco para amenizar as inflamações no organismo.

E como a psoríase pode ser devidamente tratada?

Na maioria das vezes, a psoríase demanda cuidados para além da alimentação. Em casos mais leves, o uso de cremes hidratantes e cuidado com a exposição ao sol costumam ser suficientes. Mas quando a psoríase é mais agressiva e causa lesões mais graves, é necessário usar cremes e pomadas específicos para o problema, ou até mesmo consumir determinados remédios. Isso reforça a importância que um dermatologista pode ter nessa condição.

Leia mais: Quem tem pressão alta pode tomar chá de cavalinha? Segredo Revelado!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação