Quem tem pressão alta pode tomar chá de cavalinha? Segredo Revelado!

O chá de cavalinha pode ser bastante benéfico para a saúde, se você souber como usá-lo

Quem já tomou chá de cavalinha sabe dos milagres que ele pode fazer pela nossa saúde. Não é a toa que ele consumido por tantas pessoas. Mas assim como todo chá, é preciso tomar alguns cuidados antes de sair experimentando ou de adicionar na dieta. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e confira se quem tem pressão alta pode tomar chá de cavalinha ou não.

De maneira geral, a hipertensão é uma condição de saúde em que a pressão arterial na corrente sanguínea é mais elevada que o normal. Isso pode levar à muitos danos cardiovasculares à longo prazo, especialmente se a doença não for controlada. Geralmente, a hipertensão pode agravar em decorrência da nossa alimentação, e por isso é necessário refletir se quem tem pressão alta pode tomar chá de cavalinha.

Principais benefícios do chá de cavalinha

  • Fortalece os ossos: por incrível que pareça, a cavalinha é uma grande fonte de minerais. Dentre eles, é possível encontrar o cálcio, magnésio e fósforo. Todos esses são essenciais para a manutenção da saúde e estrutura do ossos, fortalecendo eles.
  • Favorece a perda de peso: a combinação de compostos anti-inflamatórios, diuréticos e antioxidantes é muito útil para que o organismo possa eliminar gorduras e excesso de líquidos.
  • Combate microrganismo: graças aos óleos essenciais da cavalinha, presentes na forma de cineol e timol, o chá pode ajudar a combater algumas espécies de fungos e bactérias causadores de doenças.
  • Trata infecções urinárias: outro benefício da ação diurética do chá de cavalinha é que ela estimula o corpo a eliminação de urina, e com isso as bactérias causadores das infecções urinárias também são eliminadas.

Leia mais: Chá de cavalinha faz mal para o fígado? Entenda os limites de segurança

Quem tem pressão alta pode tomar chá de cavalinha?

Conforme fora dito a cavalinha é muito rica em minerais. Isso pode deixar alguns hipertensos receosos em consumir o chá, pois o sódio é um mineral capaz de elevar a pressão. Porém felizmente ele não é um dos minerais presentes na cavalinha, pelo menos não em quantidades significativas. Dito isso, para responder se quem tem pressão alta pode tomar chá de cavalinha, precisamos focar na propriedades diurética do chá.

Através da eliminação do excesso de líquidos que o chá de cavalinha promove, o volume de líquidos circulantes nos vasos sanguíneos pode ser reduzido. Diminuindo esse volume, o corpo precisa de menos força para manter o sangue circulando, aliviando a pressão arterial. Ou seja, quem tem pressão alta pode tomar chá de cavalinha sim, visto que ele é benéfico para a hipertensão.

Portanto, quem tem pressão alta, ou seja, é hipertenso, pode tomar chá de cavalinha regularmente.

O chá de cavalinha deve ser evitado em alguns casos

Como o chá é capaz de reduzir a pressão arterial, que já possui a pressão baixa deve evitar o consumo dele para que ela não caia demais. O mesmo vale para quem sofre de alguma condição renal, pois o efeito diurético pode se tornar um problema nesses casos. Fora isso, os únicos casos em que o chá precisa ser evitado são em mulheres grávidas, apenas para prevenir complicações na gestação.

Leia mais: Capim-santo serve para pressão alta? Será que prejudica? Entenda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação