Jenipapo é bom para pressão alta? Conheça seus benefícios para saúde

Nem todo mundo conhece o jenipapo, mas ele tem propriedades muito interessantes

Talvez você já tenha ouvido falar do jenipapo, mas dependendo de onde você mora, você dificilmente já chegou a experimentar ele. Isso se dá pelo fato de que o consumo do jenipapo é bastante regional no Brasil. Contudo, não podemos subestimar o poder que essa fruta tem na nossa saúde, visto que ela é rica em propriedades. Dito isso, o SaúdeLab vai ensinar se o jenipapo é bom para pressão alta, e apresentar os principais benefícios dele.

Quem já está familiarizado com o jenipapo, sabe que ele pode ser bastante versátil. A fruta pode ser consumida in natura, ou utilizada em diversas receitas. No caso das receitas, as pessoas costumam fazer sucos, compotas e xaropes com o jenipapo. Mas ele também está presente em receitas mais elaboradas também, especialmente em doces como bolos e picolés. Dito isso, tão importante quanto aprender como usar o jenipapo, é saber o que ele pode nos oferecer.

O jenipapo é bom para pressão alta mesmo?

A hipertensão é uma condição extremamente comum, e que pode prejudicar muito a saúde cardiovascular. Uma das formas de combater ela é através da alimentação, visto que alguns alimentos podem ajudar a diminuir a pressão arterial, e outros a aumentar. Felizmente, o jenipapo é bom para a pressão alta sim, e pode ser uma excelente adição na dieta de quem sofre com esse problema.

Nesse aspecto, o jenipapo é benéfico graças a sua riqueza em compostos flavonoides e vitamina C. Eles exercem ações antioxidante e anti-inflamatórias, e ambas são essenciais para a saúde dos nossos vasos. Através desses nutrientes, a circulação do sangue ocorre com muito mais facilidade, e menos esforço. Logo a pressão gerada nas artérias é reduzida, contribuindo para o combate da hipertensão.

Leia mais: Quem tem pressão alta pode tomar chá de tanchagem? Descubra já!

Outros benefícios do jenipapo para a saúde

  • Combate os radicais livres: outro benefício dos antioxidantes é que eles conseguem combater os radicais livres do organismo. Estes por sua vez causam doenças neurodegenerativas e o envelhecimento precoce.
  • Melhora o trânsito intestinal: a riqueza de fibras do jenipapo permite que o intestino possa ter melhores movimentos, e favorece a formação e eliminação das fezes pelo mesmo. Portanto a fruta melhora o funcionamento do intestino como um todo, o que é vantajoso especialmente para que sofre de constipação.
  • Ajuda na perda de peso: essas mesmas fibras ainda oferecem uma maior sensação de saciedade. Ou seja  o jenipapo ajuda a nos manter mais satisfeitos, e consequentemente facilita o emagrecimento.
  • Combate a diabetes e anemia: enquanto a vitamina C melhora a absorção de ferro, prevenindo a anemia, as fibras reduzem a velocidade em que os carboidratos são absorvidos, ajudando em quadros de diabetes.

Existe alguma contraindicação para o consumo do jenipapo?

Felizmente, o jenipapo é considerado uma fruta muito segura para a saúde. Então se você sofre de hipertensão não precisa ficar receoso. O jenipapo faz bem para pressão alta, e é muito seguro para o consumo. Obviamente que isso não quer dizer que podemos comer à vontade. Mesmo sendo inofensiva, a fruta ainda precisa ser consumida para evitar problemas com carboidratos e outros nutrientes em excesso.

Leia mais: Quem tem pressão alta pode tomar chá de cavalinha? Segredo Revelado!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação