Quem toma antidepressivo tem algum benefício do INSS? Entenda

Quem toma antidepressivo tem algum benefício? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 11 milhões de brasileiros têm depressão. A doença pode causar uma série de consequências e afeta o bem-estar e a qualidade de vida. Neste sentido, existe algum direito para quem faz tratamento contra ela? O SaúdeLab responde para você.

Quem toma antidepressivo tem algum benefício previdenciário?

Sim, pode ter. O INSS garante aos trabalhadores que não estejam em condições de prestar serviços sem que isso afete sua qualidade de vida o afastamento do trabalho e o recebimento de benefício.

Neste caso, enquadram-se tanto doenças físicas quanto psíquicas. Portanto, a depressão também pode ser causa de afastamento, desde que ela cause incapacidade.

A incapacidade pode ser parcial ou total, temporária ou permanente. Sua classificação depende de uma perícia médica, que é feita por um médico vinculado ao INSS.

Portanto, o simples fato de tomar antidepressivo não dá direito a algum benefício, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. É necessário que a depressão impeça, também, a prestação de serviços e garantia do sustento pelo segurado do INSS.

Leia: Estudo aponta que atividade física é mais eficaz que medicamentos para depressão

Requisitos dos benefícios por incapacidade do INSS

Primeiramente, para que alguém possa receber um benefício do INSS em razão de doença, precisa manter a condição de segurado da Previdência Social.

Isso depende, então, das contribuições ao INSS. Tanto o auxílio-doença quanto a aposentadoria por invalidez depende de 12 recolhimentos. Portanto, o período mínimo de contribuição é de 1 ano.

Além disso, também é necessário requerer o benefício e passar por uma perícia médica. Somente caso ela constate pela incapacidade será possível receber auxílio previdenciário.

O que é necessário levar na perícia médica?

Para que quem toma antidepressivo tenha direito a algum benefício do INSS por motivos de doença, deve comprová-la, assim como a incapacidade, ao perito.

Desse modo, indica-se que o segurado apresente, na data do procedimento pericial, laudo médico, exames, receitas e outros documentos que indiquem a condição de saúde.

Leia mais: Quais os direitos de quem tem Síndrome do Túnel do Carpo? Descubra!

Compartilhe seu amor
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

Artigos: 75