Quitosana: para que serve, quais os riscos e como usar com segurança?

Fique por dentro das principais características e propriedades da quitosana

Você já ouviu falar da quitosana? Ela é um suplemento com propriedades bastante interessantes, mas com as quais nem todo mundo está familiarizado. Portanto vale a pena conhecer ela melhor, não só para saber o que ela oferece, mas também para garantir um consumo seguro. Dito isso, venha com o SaúdeLab e saiba mais sobre a quitosana, para que serve, quais os riscos e como usar com segurança.

De antemão, algumas pessoas usam suplementos para suprimir uma determinada necessidade ou deficiência do organismo, enquanto outras buscam apenas os benefícios nutricionais que eles oferecem.

Contudo, independente da finalidade que você dá à um suplemento, é importante ter cuidado no consumo. Isso vale também para a quitosana, que justamente por ter diferentes propriedades precisa ser manuseada com atenção.

Quitosana: para que serve de fato?

  • Melhora a evacuação: dentre os componentes da quitosana, podemos encontrar alguns tipos de fibras. Quando no nosso organismo, elas atuam sob o funcionamento intestinal. Elas favorecem a formação e evacuação de fezes, combatendo e prevenindo problemas como a constipação.
  • Promove a saúde cardiovascular: essas mesmas fibras também podem ser consideradas aliadas do sistema cardiovascular. Isso porque elas promovem a eliminação das gorduras dos alimentos através das fezes, o que por sua vez ajuda a regular os níveis de colesterol, protegendo a saúde cardiovascular.
  • Favorece a perda de peso: como as fibras ajudam a eliminar gorduras, elas também acabam ajudando no processo de emagrecimento. Mas outro efeito interessante nesse aspecto é que elas promovem uma maior sensação de saciedade, diminuindo o desejo de comer e potencializando o efeito.
  • Ajuda na cicatrização: por fim, a quitosana não é útil apenas por causa de suas fibras. Ela possui compostos que favorecem a coagulação sanguínea e inibe o desenvolvimento de microrganismos. Com isso, o suplemento acaba sendo muito útil para acelerar e melhorar processos de cicatrização.

Qual a origem da quitosana?

A quitosana é um polímero natural amplamente utilizado na indústria farmacêutica, alimentícia e de suplementos devido às suas propriedades benéficas para a saúde. Essa substância é extraída principalmente de fontes naturais, sendo o exoesqueleto de crustáceos marinhos a fonte mais comum.

O exoesqueleto é a parte dura e resistente que reveste o corpo de crustáceos como camarões, caranguejos e lagostas. Aliás, ele é composto principalmente de quitina, um polímero de açúcares que pode ser convertido em quitosana por meio de processos químicos de desacetilação.

Portanto, a quitosana é solúvel em água e possui propriedades interessantes, como a capacidade de formar géis, o que a torna versátil para diversas aplicações.

Além dos crustáceos, a quitosana também pode ser obtida a partir de fontes alternativas, como fungos e microorganismos, tornando-a uma opção mais sustentável para pessoas que desejam evitar o uso de subprodutos da indústria de frutos do mar.

Como fazer para incluir a quitosana na alimentação do dia a dia?

Agora que você sabe mais sobre a quitosana e para que serve, talvez você já esteja pensando em experimentá-la. No caso, ela pode ser encontrada na forma de cápsulas em lojas especializadas. Mas antes de comprar, fique atento com a dosagem do produto, pois o ideal é limitar o consumo para até 3g diárias. Quanto ao horário, dê preferência por usar quitosana antes de fazer as suas refeições.

Contraindicações e cuidados importantes

Por mais benéfica que a quitosana seja, ela pode ser problemática em alguns casos. Isso porque ela é basicamente feita a partir do casco de crustáceos e frutos do mar, como o caranguejo, camarão e lagosta.

Infelizmente esses ingredientes grandes causadores de reações alérgicas. Portanto se você tem algum grau de alergia à frutos do mar, a quitosana é um produto a ser evitado.

Enfim, você aprendeu sobre a quitosana, para que serve e como consumir ela. E conforme fora dito, a dose diária ideal é de 3g. Respeitar essa medida é importante pois o suplemento pode atrapalhar a absorção de nutrientes essenciais.

Ademais, graças ao efeito que a quitosana possui na coagulação, o risco do consumo excessivo é ainda maior para pessoas que estão sob o uso de medicamentos anticoagulantes.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação