Por que reaproveitar óleo de fritura faz mal? Saiba como destinar corretamente

Entenda a importância de evitar o reuso do óleo e conheça as alternativas politicamente corretas

Sem dúvidas, os alimentos fritos são muito saborosos, e podem ser feitos de maneira prática através de óleos de cozinha. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o óleo de cozinha nunca deve ser reutilizado para fins alimentícios, e o seu descarte precisa ser feito de uma maneira específica. Venha com o SaúdeLab, entenda por que reaproveitar óleo de fritura faz mal, e aprenda a como destinar corretamente.

Geralmente, quem possui o costume de fazer frituras em casa com bastante frequência, também reutiliza o óleo para essa tarefa. O intuito desse hábito, na maioria das vezes, é economizar dinheiro com óleos novos, e trazer ainda mais praticidade para as frituras. Entretanto, perpetuar esse comportamento pode resultar em grandes prejuízos para sua saúde, especialmente quando o óleo posteriormente é descartado de maneira errada.

Problemas ao reaproveitar óleo de fritura

Primeiramente, é importante ter em mente que reaproveitar o óleo de cozinha só é prejudicial quando feito no preparo de alimentos. Depois de ser usado, o óleo pode sim ser reaproveitado sem problemas, mas apenas na confecção de velas, sabão, biodiesel e similares.

Quando o óleo de cozinha é reutilizado para fritar alimentos, ocorre a liberação de uma substância chamada acroleína. Este composto é altamente tóxico para nossa saúde, e o seu consumo pode resultar em danos severos ao sistema gastrointestinal. Dentre esses danos, podemos destacar a irritação do intestino e até mesmo cânceres. Ou seja, o custo-benefício fica em cheque nesse caso, logo, escolher não reutilizar nas frituras é o certo a se fazer.

Como descartar o óleo de cozinha que já foi usado?

Conforme fora dito, o óleo de fato pode ser reaproveitado para fazer produtos caseiros. Existem empresas responsáveis por fazer a coleta dos óleos usados para reciclagem. Sendo assim, você pode encaminhá-los para locais de coleta coletiva. No caso, ela ocorre muitas vezes em mercados, que podem oferecer 1 litro de óleo novo para cada litro de óleo velho que você fornecer.

Caso você faça o descarte em um lixo comum ou apenas jogue em algum ralo da casa, pode haver consequências graves para o meio ambiente. O óleo é uma substância muito hidrofóbica, podendo prejudicar drasticamente a qualidade da água e do solo, e até mesmo causar enchentes.

Principais alternativas para o óleo de fritura

Por mais que haja formas de reaproveitar o óleo, e de descartar ele sem agredir o ambiente, o ideal é tentar evitar o seu uso sempre que possível. Mesmo que feitas com óleo novo, as frituras podem aumentar os níveis de colesterol, lesar as veias e artérias e provocar doenças cardiovasculares. Hipertensão, diabetes e gordura no fígado estão entre as mais comuns.

Portanto, dê preferência por alimentos assados, e caso você vá realmente fritar algo, utilize o mínimo possível. Ademais, as panelas antiaderentes ou aparelhos como a air fryer, dispensam o uso de óleo. Pense nisso!

Por fim, talvez você já tenha ouvido falar em óleos alternativos que são mais saudáveis que o óleo de soja comum que utilizamos, como os óleos de amendoim, linhaça e coco e até mesmo a banha de porco. De fato, eles são menos prejudiciais que o óleo padrão, mas ainda assim não são opções completamente saudáveis, muito menos reutilizáveis.

Leia mais: Como fazer para limpar a parte de cima da air fryer? Prepare alimentos com segurança

Veja como reaproveitar óleo de fritura

Se você entendeu a importância de não reutilizar o óleo de cozinha e ainda quer preservar o meio ambiente de forma correta, que tal fazer uma vela perfumada para sua casa?

Os ingredientes são:

  • Um recipiente à sua escolha para moldar a vela;
  • óleo de cozinha usado e sem resíduos;
  • um pavio;
  • quantidade suficiente de parafina;
  • Escolha uma essência que mais goste.

Modo de fazer

Misture a quantidade de óleo e parafina (partes iguais) conforme o tamanho da vela que escolheu. Em seguida, leve a mistura para o banho-maria e, assim ela que derreter completamente, acrescente gotinhas da essência escolhida. Por conseguinte, transporte a mistura da sua vela para o recipiente em que a ela irá ficar. Agora é só aguardar uns minutinhos para colocar o pavio bem no meio dela. Viu como é fácil? Aproveite essa dica para reaproveitar o óleo de cozinha do jeito certo.

Faça os melhores INSETICIDAS CASEIROS, NATURAIS e BARATOS!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação