Como fazer para limpar a parte de cima da air fryer? Prepare alimentos com segurança

Aprenda a manter sua air fryer limpa de forma eficiente e segura

Atualmente, dependemos de diversos eletrodomésticos e utensílios no nosso dia a dia. Sem dúvidas, eles facilitam muito nossas atividades, até mesmo no momento de cozinhar. A air fryer, por exemplo, ajuda muito no preparo das refeições, mas assim como todo aparelho, ela precisa de cuidados. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda a como fazer para limpar a parte de cima da air fryer ou também a resistência dela.

Por que higienizar corretamente sua air fryer?

A princípio, diversos fatores podem influenciar na qualidade e integridade das comidas que comemos. Um deles é a higiene, especificamente dos utensílios e aparelhos que utilizamos no preparo delas. Ou seja, caso você esteja utilizando uma air fryer suja ou que não tenha sido devidamente limpa, ela pode representar um risco para a sua alimentação.

Limpeza do exterior 

Antes de mais nada, para poder começar a lavar a air fryer, certifique-se de que ela está desligada da tomada para garantir a segurança do processo. Sob o mesmo ponto de vista, a máquina também precisa estar completamente resfriada. Em relação a higienização em si, será necessário utilizar apenas detergente neutro e um pouco de água.

Para aplicar o produto, utilize um pano bem macio para não riscar o aparelho. Utilize a água para umedecer ele um pouco, e em seguida aplique algumas gotas do detergente. Feito isso, esfregue por toda a parte externa da máquina, tomando cuidado com o painel e botões da parte superior. Se você aplicar muita força, pode ser que os números e indicadores fique apagados.

Como limpar a resistência da air fryer

Especificamente a parte de cima da air fryer é onde fica a resistência, peça que que esquenta de forma consistente e pode acumular crosta de gordura dentro dela. Para ligar essa parte você vai precisar fazer uma misturinha:

  • 50 ml (1/2 xícara) de detergente;
  • 50 ml (1/2 xícara) de vinagre de álcool;
  • 20 gramas (02 colheres sopa) de bicarbonato de sódio
  • 500 ml água

Adicione essa mistura no cesto da sua air fryer e coloque a 200°C por 30 minutos. Então, quando finalizar o processo você pode descartar a misturinha e higienizar o cesto normalmente e, usando uma esponja de aço faça a limpeza delicada da resistência. Com essa misturinha a gordura encrostada vai sair facilmente e seu aparelho ficará novo de novo.

Resistência da Air Fryer
Resistência da Air Fryer com camadas grossas de gordura podem contaminar seus alimentos. Foto: Acervo

Lavando o cesto da air fryer

Depois de limpar o exterior da máquina, é possível proceder para a lavagem do seu interior, especificamente do cesto. Como é nele em que a comida é depositada, ele acaba sendo consideravelmente mais sujo do que o exterior. Porém, caso a sujeira esteja mais leve, ele pode ser lavado normalmente, utilizando também o detergente neutro e água. Contudo, existem algumas ressalvas importantes.

Primeiramente, retire o excesso de resíduos ou sujeiras soltos esfregando um guardanapo pelo cesto. Feito isso, leve para pia para a lavagem, que diferente da parte exterior, precisa ser feita com uma esponja. Entretanto, procure utilizar uma que seja especializada para superfícies antiaderentes, para não comprometer com essa qualidade do cesto. Por fim, após lavar, enxague normalmente.

Removendo gordura e sujeiras mais pesadas

Conforme fora dito, a lavagem do cesto com a esponja é adequada para caso ele esteja moderadamente sujo. Contudo, dependendo do alimento que você preparou, pode ser que o cesto esteja muito engordurado ou com resíduos encrostados nele, o que ocorre muito nos cestos que não são antiaderentes. Para esses casos, a lavagem precisa de uma etapa a mais.

Assim que você deixar de utilizar a air fryer, deixe todo o cesto de molho em água morna com detergente. Depois de aproximadamente uma hora, ele já pode ser lavado normalmente. Caso ainda haja gorduras ou sujeiras presas nas dobras do cesto, o ideal é utilizar uma escova para esfregar e remover, desde que seja feito com cuidado.

Leia mais: Como higienizar filtro de água e evitar proliferação de microrganismos? Aprenda com o SaúdeLab