Refrigerante caseiro de laranja: faça essa delícia refrescante e saudável para os dias quentes

Confira o passo a passo dessa receitinha super prática

Não é mais novidade que os refrigerantes industrializados são cheios de açúcar e danosos à saúde. Por essa razão, é interessante diminuir ou até mesmo excluir a bebida do cardápio. Nesse contexto, se você é muito fã e não consegue fazer essa mudança, que tal aprender a fazer em casa? Pois bem, o SaúdeLab trouxe hoje uma receitinha super especial de refrigerante caseiro de laranja para você experimentar.

Desse modo, vale super a pena dar uma chance e quem sabe até substituir o refrigerante convencional por essa versão muito mais saudável, leve e sem contraindicações.

Como fazer refrigerante caseiro de laranja

Vez por outra, seja pela internet, nas redes sociais ou até mesmo em comerciais na TV, nos deparamos com a informação sobre a quantidade de açúcar nos alimentos que consumimos com frequência e até mesmo com exagero.

Nesse contexto, diversas bebidas processadas e adoçadas artificialmente são ricas em açúcar, sem falar em outras substâncias danosas à saúde, como corantes, conservantes e outras.

O refrigerante, por sua vez, é um dos vilões. Segundo dados do Ministério da Saúde, a bebida é o 6º alimento mais consumido por adolescentes no país.

Além disso, de acordo com pesquisas, o consumo desregrado do refrigerante está ligado a diversos problemas, como obesidade, vício a doce, hipertensão, doenças nos dentes – como sensibilidade, cárie e gengivite – e muito mais.

Refrigerante e açúcar

Refrigerante Caseiro de Laranja: uma delícia refrescante e saudável para os dias quentes; saiba fazer
Refrigerante Caseiro de Laranja: uma delícia refrescante e saudável para os dias quentes; saiba fazer – Imagem: Canva Pro

 

Vale salientar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) determina que a ingestão de até 25 gramas de açúcar por dia não trará consequências negativas para a saúde.

Contudo, um refrigerante em lata de 350ml tem, em média, 37 gramas de açúcar, o que corresponde a 4 colheres de sopa. No caso das garrafas, a quantidade de açúcar é ainda maior.

Assim sendo, o refrigerante comum não faz parte de um cardápio saudável e nem da rotina alimentar de quem deseja ter bem-estar e longevidade. Mas se você não abre mão da bebida, uma ótima forma de evitar os malefícios é substitui-la por sucos e até mesmo por versões feitas em casa que contém menos ou nada de açúcar.

Saiba, portanto, como preparar refrigerante caseiro de laranja e surpreenda-se com a facilidade.

Ingredientes

Para fazer o refrigerante caseiro de laranja serão necessários apenas os seguintes ingredientes:

  • 1 litro de água com gás;
  • 1 cenoura grande;
  • 6 laranjas maduras;
  • 1 limão grande;
  • 1 xícara rasa de açúcar (prefira os tipos demerara ou mascavo);
  • Gelo (feito com água filtrada) a gosto.

Modo de preparo

Agora é a melhor parte! Veja como é fácil preparar o refrigerante caseiro de laranja e aproveitar todo o seu sabor:

  • Pegue as laranjas e o limão, esprema e coe o suco das frutas, lembre-se de retirar as cascas e as sementes;
  • Em seguida, bata no liquidificador a cenoura com o suco já coado;
  • Adicione a água com gás e o açúcar misturando delicadamente com colher – se julgar necessário, pode bater novamente no liquidificador para que o açúcar dilua bem;
  • Deixe gelar bem;
  • Por fim, sirva com pedras de gelo filtrado.

Prontinho, agora é só aproveitar o refrigerante caseiro de laranja nos dias quentes, na hora do lanche ou das refeições principais. E que tal fazer um petisco com batata doce para acompanhar? Clica no link a seguir e aproveite!

Faça também: Coxinha assada com batata doce: petisco delicioso, fácil de fazer e mais leve que o tradicional

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação