Quanto tempo dura a comida pronta congelada? Saiba os cuidados indispensáveis

Entenda melhor sobre a durabilidade da comida pronta quando ela está congelada

A princípio, congelar alimentos é algo que a maioria das pessoas já estão habituadas a fazer para evitar o desperdício. Contudo, não é todo mundo que sabe quanto tempo os alimentos podem durar na geladeira, especialmente quando o congelamento é feito com comidas prontas. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar quanto tempo a comida pronta pode durar dentro do congelador.

De antemão, saber como congelar comida pronta e quanto tempo ela pode durar dessa forma pode ser muito vantajoso para quando há muitas sobras das refeições. Ademais, atualmente é muito comum ver pessoas que preparam comida para comer durante a semana ou mês. Para que isso seja possível, também é necessário aprender a congelar os alimentos corretamente e conhecer melhor a durabilidade deles.

Que tipo de comida pode ser congelada?

De maneira geral, a grande maioria dos alimentos que comemos podem ser congelados sem que eles percam suas propriedades e qualidades. Entretanto, existem sim algumas exceções importantes. Como vamos falar sobre o congelamento de comidas prontas, que podem ser bem variadas, é interessante conhecer essas exceções para que você possa buscar por outras formas de conservação se for necessário.

Dito isso, para entender essas exceções, é preciso lembrar que o congelamento é considerado um processo de secagem. Ou seja, ao colocar um alimento no congelador, toda a água presente nele também é congelada. A partir disso, é preciso evitar colocar alimentos suculentos no congelador. Para as comidas prontas, isso vale para pratos com caldos, molhos e alguns tipos de vegetais, como os folhosos, cuja as qualidades dependem de líquidos.

Leia mais: Como fazer para descongelar carne em segurança? Veja o passo a passo sem erros

Como congelar comida pronta corretamente?

Agora que você sabe que tipo de alimento não deve ir para o congelador, é necessário aprender a congelar a comida pronta da maneira certa. Se houver algum problema durante o processo, pode ser que ela acabe durando muito menos tempo, ou perca muitos dos seus nutrientes. Por isso um dos primeiros cuidados é congelar o alimento o quanto antes, para que ele possa ter suas qualidades conservadas o mais cedo possível.

Sob esse ponto de vista, caso você tenha o hábito de congelar refeições prontas para comer durante o mês, o ideal é que você não cozinhe demais alguns dos alimentos, especialmente os vegetais. Assim eles vão perder menos de suas propriedades quando congelados. Dito isso, independente do seu objetivo com o congelamento, certifique-se de armazenar a comida em um recipiente muito bem vedado, pois a passagem de ar favorece a degradação.

Por quanto tempo a comida pode durar no congelador?

Por fim, tendo em mente os cuidados necessários para conservar a comida pronta no congelador, resta saber quanto tempo ela pode durar sem estragar quando congelada. No caso, esse tempo pode variar bastante de acordo com o que você estiver congelando. Na geladeira, por exemplo, certas comidas podem durar uma ou duas semanas, enquanto outras duram apenas alguns dias.

Por outro lado, quando se trata de comida congelada, essa durabilidade é muito maior. Pratos com o clássico arroz e feijão, por exemplo, podem durar cerca de 3 meses no congelador. O mesmo vale para alguns tipos de carnes, que ficam bem mais duráveis no congelador.

Leia mais: 05 dicas para você fazer marmita congelada e evitar que fique aguada

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação