Como fazer um removedor de calos caseiro? Aprenda o passo a passo

Para muitas pessoas, os calos são quase constantes na pele. Eles conseguem ser bastante incômodos e dolorosos, sendo necessário combater eles com um bom removedor de calos. Felizmente, ele pode ser feito em casa com apenas alguns ingredientes. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar a como fazer um removedor de calos caseiro.

De antemão, quando se fala em removedor de calos, existem duas opções principais. Uma delas são os aparelhos, que são bastante eficientes no combate contra os calos. Já a segunda opção se resume em produtos de beleza e cremes. Mesmo quando caseiros, eles são capazes de beneficiar a pele de formas além da remoção de calos.

Como os calos aparecem na pele?

A princípio, os calos são frutos de um atrito causado na pele. Quando esfregamos ela constantemente em alguma superfície, o estrato da nossa pele desenvolve múltiplas camadas duras e grosas na região afetada. Ou seja, o surgimento de calos é resultado de um mecanismo de defesa da pele.

Por ser uma consequência de atrito na pele, os calos acabam sendo muito comuns em pessoas que fazem esforço físico frequentemente, sendo as mãos e pés as regiões mais afetadas. Ademais, quem tem o costume de usar calçados apertados ou do tamanho errado também é propenso a desenvolver calos nos pés, visto que o atrito na pele é aumentado sob essas condições.

Receita caseira de removedor de calos

Felizmente, essa receita é bem acessível, apresentando ingredientes comuns e um preparo bastante fácil. Para fazê-la será necessário utilizar:

  • 1 colher de sopa de sal marinho.
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoa.
  • 45g de farinha de milho.
  • Água morna
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Leia também: Cuidados essenciais com as cutículas das unhas: use o passo a passo perfeito

Com os ingredientes em mãos, agora basta acompanhar o seguinte passo a passo:

  1. Em um recipiente grande, misture o sal marinho, farinha de milho, óleo de amêndoa e óleo essencial de hortelã-pimenta.
  2. Depois de misturar, acrescente a água morna aos poucos.
  3. Quando a mistura chegar em uma consistência pastosa, o remover de calos estará pronto para o uso.

Como aplicar o removedor de calos corretamente?

Antes de mais nada, para poder usar o removedor, a região afetada pelos calos precisa estar limpa e úmida. Quando isso estiver garantido, você começar aplicando o produto aos poucos e com cuidado. Massageie bem a região, focando nas áreas onde os calos são maiores e mais ásperos. Depois de alguns instantes aplicando o produto, a região já pode ser lavada com sabão e água morna.

Removedor de calos caseiro
Como fazer um removedor de calos caseiro? Aprenda o passo a passo. Foto: Canva PRO

Como prevenir o aparecimento de calos?

Por fim, agora que você já conhece a solução para os calos, também é preciso aprender a se prevenir contra eles. Conforme fora dito, o atrito com a pele é o que leva ao aparecimento deles. Os sapatos apertados são uma das principais causas, e, portanto, devem sempre ser evitados. Ademais, tente ser mais cuidadoso com os esforços físicos do dia a dia, como a prática de caminhadas e outros exercícios.

Além do removedor de calos caseiro, também existem outras opções de produtos na farmácia que ajudam tanto no combate quanto na prevenção dos calos. Ou seja, o ideal é que você utilize o removedor e outros produtos, como hidratantes, como uma certa frequência, mantendo uma boa rotina de cuidados com a pele.

Leia mais: O que significa ter o pé chato? Conheça as principais causas e como tratar

Como viver cheirosa? Veja as 8 dicas para você potencializar seu perfume!Seu perfume dura pouco? Você gostaria de estar sempre cheirosa mas não sabe como? Não se preocupe. Existem truques simples para que seu perfume se torne tão marcante quanto você! Então, continue lendo para aproveitar seu perfume ao máximo e ainda economizar em compras para prolongar as fragrâncias.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915