Óleo de semente de abóbora previne câncer de próstata? Veja os benefícios

A partir de hoje, não jogue fora as sementes de abóbora. Saiba que delas se extrai o óleo de abóbora que é rico em inúmeros nutrientes para beneficiar a saúde. Essas sementes, além de saborosas, auxiliam no tratamento vários problemas de saúde, seja na prevenção e até mesmo, na cura de doenças. Confira agora no SaúdeLAB, tudo que esse óleo pode ofertar e de bônus, aprenda fazer em casa de forma orgânica e barata.

Óleo de semente de abóbora é bom para o quê?

Por ser rico em ácidos graxos é uma potente fonte antioxidante para o organismo e atua diretamente na prevenção e combate do envelhecimento precoce das células. Por isso que consumir o óleo de semente de abóbora é benéfico para a saúde do corpo.

Será que óleo de semente de abóbora previne câncer de próstata?

O óleo de semente de abóbora oferece proteção à Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que está relacionada à próstata e que é comum de aparecer nos homens com mais de 50 anos. Essa condição pode provocar dor ao urinar e, quando não tratada, pode resultar em câncer.

Ele possui o fitoesterol de beta-sitosterol que ajudam a bloquear os efeitos do hormônio DHT, responsável pela proliferação de células da próstata. Além desses benefícios comprovados cientificamente, o óleo de abóbora também contém níveis elevadíssimos de carotenoides antioxidantes, ácidos graxos ômega 9 e zinco. Consulte seu médico para incluir esse poderoso nutriente e dê um salto na prevenção e qualidade de vida.

Mais benefícios do óleo de semente de abóbora

Calvície: a queda de cabelo nos homens também é provocada pelo mesmo hormônio das células da próstata, o DHT. Portanto, além de prevenir esse problema, também auxilia na proteção dos folículos pilosos.

Alívio das dores artríticas: por ser uma rica fonte de antioxidantes e ácidos graxos, o óleo de semente de abóbora atua contra os processos inflamatórios nas articulações, causados pela artrite.

Reduz o colesterol: e consequentemente ajuda a proteger o coração de possíveis doenças cardíacas. Os fitoesteróis presentes na semente ajudam a reduzir o mau colesterol, conhecido como LDL.

Saúde intestinal: auxilia no combate às inflamações gastrointestinais e pode ser utilizado regularmente para combater a síndrome do intestino irritável. Além disso, protege contra vermes e parasita que possam estar alojadas no trato digestivo.

Leia mais: Ora-pro-nóbis cura doenças? Conheça os benefícios, como usar…

Contraindicações

Não há relatos científicos de contraindicações do óleo da semente de abóbora.

Como fazer o óleo de semente de abóbora?

Se você deseja fazer o óleo de semente de abóbora em casa, saiba que é possível. Basta separar as sementes de abóboras, lavá-las bem e secar com papel toalha. Após esse passo, seque um pouco mais no forno ou no sol, sem deixar torrar. Por conseguinte, triture bem e coloque em recipiente de vidro em banho maria até que fique uma solução mais aquosa. Então espere esfriar e use um pano limpo para extrair o óleo.

Agora, para realizar o processo de prensagem a frio que, apesar de resultar numa quantidade menor do que a extração à quente, preserva mais a qualidade e o sabor do óleo. Para isso é preciso moer a semente de abóbora e então pressioná-la para que o óleo saia.

Aliás, não jogue fora as sementes após extrair o óleo. Aproveite-as em receitas de tortas, acrescente-as a caldos, sopas ou como preferir.

Pronto! Agora é só aproveitar seu óleo de semente de abóbora natural e orgânico para ingerir pós as refeições, usar para hidratar a pele ou os cabelos (misturados ao creme de massagem). Conserve-o em na geladeira.

Leia mais: Novembro Azul: você sabe o que é a próstata e qual sua função?

Conhece a SPIRULINA? Será que ela EMAGRECE? Veja agora quais seus principais BENEFÍCIOS

Devido aos seus inúmeros benefícios à saúde, muitas pessoas têm perguntado se a spirulina emagrece. Uma vez que, ela é uma fonte excelente de proteínas, vitaminas e minerais. Além de outros nutrientes antioxidantes.

Compartilhe seu amor
Enf. Raquel Souza de Faria
Enf. Raquel Souza de Faria

Sou Raquel Souza de Faria, Enfermeira (COREN – MG 212.681) Especialista em Docência do Ensino Superior, Consultora de Enfermagem em Núcleo de Segurança do Paciente, Gestora de Serviços de Atenção Básica/Saúde da Família. Empresária e Empreendedora, amante da Fitoterapia e das Terapias Holísticas, oferecendo bem-estar e prevenção de doenças como Auriculoterapêuta e Esteticista.
E-mail: [email protected]

Artigos: 200