Sabonete de alecrim: conheça 6 benefícios e saiba como usar

De antemão, o alecrim é um tempero extremamente popular na cozinha. Ele é reconhecido tanto pelo ser sabor único, quanto seus benefícios para a saúde, sendo empregado em diversos pratos e até mesmo na produção de chás. Porém poucas pessoas sabem que ele também pode ser usado para fazer o sabonete de alecrim. Venha com o SaúdeLab e entenda para que ele serve e quais são seus benefícios.

À primeira vista, o sabonete de alecrim pode parecer algo bastante estranho. Afinal, estamos muito mais acostumados a usar ele em receitas e comê-lo do que usar ele em nossa pele. Contudo, conforme fora dito, essa erva oferece benefícios para o nosso corpo. Alguns deles são aproveitados quando comemos ele, e outros podem ser acessados se aplicarmos ele na pele.

Principais benefícios do sabonete de alecrim

  • Estimula a produção de colágeno: por incrível que pareça, o alecrim ajuda favorece a produção de colágeno na pele. Consequentemente, ele ajuda a reduzir as linhas de expressão e rugas do rosto.
  • Reduz a celulite e estrias: esse é um dos benefícios do alecrim mais atrativos para a pele. Como ele estimula a circulação sanguínea, o sabonete pode ser empregado na redução de estrias e celulite.
  • Previne o envelhecimento precoce: como o alecrim é conhecido por combater os radicais livres do corpo, aplica ele na pele também pode ajudar a combater o envelhecimento precoce, causado por esses radicais livres.
  • Tem efeito cicatrizante: se sua pele possui pequenas queimaduras ou ferimentos, incluindo aqueles causados por acne, o sabonete de alecrim pode ajudar a diminuir essas marcas.
  • Funciona como esfoliante: produtos esfoliantes são indispensáveis na rotina de skincare, visto que eles permitem uma limpeza profunda da pele e poros. Um desses produtos é o próprio sabonete de alecrim, que leva sais em sua composição, permitindo que ele seja empregado como um esfoliante natural.
  • Relaxa a pele: graças ao efeito esfoliante, o sabonete também é capaz de proporcionar relaxamento para a pele, promovendo o bem-estar dela.

Leia mais: 5 benefícios do alecrim para o cabelo e como usar

Como fazer para usar o sabonete de maneira segura?

De maneira geral, o único cuidado que você deve ter ao usar o sabonete de alecrim é a moderação. Utilize ele periodicamente, esfregando a espuma dele na região desejada da pele. Contudo, se você quer ter certeza de que o produto não vai agredir sua pele de nenhuma forma, procure pela orientação de um médico dermatologista. Dessa forma, ele poderá recomendar as formas de uso mais adequadas para sua pele.

Receita de sabonete caseiro de alecrim

Apesar do sabonete de alecrim poder ser comprado em mercados ou lojas especializadas, também é possível fazer ele em casa de forma bem prática. Para isso, é necessário usar os seguintes ingredientes:

  • 1 copo de chá alecrim
  • 1 colher (sopa) de óleo essencial de sua preferência
  • 2 xícaras de azeite de oliva
  • 1 xícara de água
  • 1/4 de xícara de soda cáustica

Primeiramente, comece colocando a soda cáustica em um balde, seguido do chá de alecrim ainda morno, em balde. Aguarde cerca de 15 minutos e, passado o tempo, esquente o azeite um pouco, e acrescente ele aos poucos. Espere mais alguns instantes para esfriar novamente, e coloque o óleo essencial. Em seguida, bata tudo com uma batedeira na menor velocidade e, quando ganhar consistência, acrescente um pouco de alecrim seco para ter o efeito esfoliante. Por fim, despeje a mistura em formas ou moldes, e deixe sob sombra e temperatura ambiente por 1 mês e meio antes de usar.

Leia mais: Chá de alecrim auxilia no controle da diabetes? Confira os benefícios dessa erva perfumada

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde. No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915