Sal é bom para afta? Saiba o que fazer para tratar com segurança

Tão importante quanto saber o que causa a afta é conhecer as formas de combatê-la

É bem difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha tido afta ao menos uma vez na vida. Elas são um problema muito comum, recorrente e incômodo. Felizmente, existem muitas dicas caseiras que podem ajudar a corrigir e eliminar as aftas. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se o sal é bom para afta e saiba o que fazer para tratar ela com segurança.

A princípio, mesmo sendo um dos produtos mais simples que existe, o sal tem inúmeras utilidades. Estamos tão acostumados em usar ele na cozinha, para basicamente toda receita salgada, que esquecemos do quão versátil ele é, especialmente na saúde O problema é que, como o sal em excesso é muito prejudicial, algumas pessoas podem ter receio de usá-lo de outra forma que não seja no alimentos.

O que é um afta? O que de fato pode causá-la?

Por incrível que pareça, a afta é basicamente um tipo de úlcera. Pode não parecer por causa do seu tamanho e localização, mas ainda assim é uma ferida muito similar. Ela costuma se desenvolver na boca, especificamente na região dos lábios, língua e bochecha. Geralmente elas desaparecem com o tempo, mas se persistirem por mais de duas semanas, é importante buscar o atendimento médico.

A afta por si só não é uma condição perigosa, mas é bem debilitante. Por ser uma úlcera, ela causa bastante dor e ardência, especialmente durante as refeições. Agora, em relação as causas, elas podem ser bem variadas. Situações de estresse e ansiedades, mudanças no pH da boca, hábitos alimentares, queda da imunidade e traumas na boca podem favorecer o desenvolvimento dela.

Leia mais: Afta na boca: conheça 5 principais causas e como você pode aliviar a dor

E o sal é bom para afta mesmo, ou prejudica ela?

Na teoria sim, o sal é bom para afta. Porém o seu uso precisa ser testado de pessoa para pessoa. Em alguns casos, ele pode acabar aumentando a ardência e dor, ainda mais se aplicado diretamente sob a afta. Ademais, também é importante ter em mente que sal não trata ou cicatriza a afta. Ele apenas melhora as condições para que isso ocorre de forma mais rápida e eficaz.

Dito isso, para usar o sal nas aftas, o ideal é que ele seja diluído em água. E com essa solução, basta fazer um bom bochecho e gargarejo. Dessa forma, podemos dizer que o sal é bom para afta por causa de sua ação antibacteriana. Espalhar ele pela boca impede que bactérias dificultem o processo de cicatrização, ou que elas agravem a afta de algumas maneira.

Outras dicas que ajudam a combater as aftas

Novamente, se sua afta estiver persistente, ou caso esteja dolorosa demais, é bom consultar um médico. Existem produtos farmacêuticos que são feitos especialmente para essa finalidade. Mas sabendo que o sal é bom para afta em gargarejos, vale a pena conhecer outras dicas e produtos que possam ter o mesmo efeito. Sendo assim, confira alguns dos principais deles a seguir:

  • Mel natural
  • Chá preto
  • Óleo de coco
  • Iogurte natural
  • Compressa com camomila
  • Mascar cravo-da-índia
  • Aplicação de água oxigenada diluída
  • Gargarejo com leite de magnésia
  • Aplicação de vinagre de maçã

Leia mais: Quanto tempo dura estomatite? Saiba como aliviar os sintomas da afta+

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação