Book Appointment Now
Você sabe quais são os sinais de autismo leve em adultos? Fique atento
Atualmente, o autismo é uma condição de saúde muito mais estudada que antigamente. Com isso, felizmente conseguimos ter mais conhecimento sobre o que ela é e como devemos lidar com ela enquanto sociedade. Porém o autismo em pessoas adultas ainda não é tão difundido. Sendo assim, o SaúdeLab vai te apresentar os principais sinais de autismo leve em adultos.
À primeira vista, costumamos associar o autismo muito mais com crianças do que em adultos. Na realidade, isso é comum para muitas condições de saúde, que têm mais chances de se desenvolver em determinadas idades e faixas etárias. Mas no caso do autismo, incluindo o autismo leve, é possível sim encontrar muitas pessoas adultas que são possuem essa condição de saúde.
Entendendo o que é o autismo e seu espectro
Primeiramente, antes de falar sobre os sinais de autismo em adultos, é importante conhecer melhor o que essa condição é de fato. De maneira geral, o autismo pode ser definido como uma condição de saúde neurológica de deficiência, especificamente nas capacidades de interação social e comunicação. Ou seja, uma pessoa autista é aquela que age, pensa e se comunica com o mundo ao seu redor, e com ela mesma, de forma diferente.
Conforme fora dito, temos muito mais conhecimentos e estudos sobre o autismo atualmente. A partir disso, foi determinado que, na realidade, existe todo um espectro autista. Dentro deles existem incontáveis sintomas, e as pessoas inseridas nele podem apresentar diferentes quantidades desses sintomas, que também variam em sua intensidade. Porém isso não significa que apresentar um sintoma do espectro autista te faz uma pessoa autista.
Leia mais: Autismo: 5 coisas que os pais precisam saber assim que recebem o diagnóstico
Principais sinais de autismo leve em adultos
- Foco em detalhes: um dos sinais do autismo mais interessantes é a capacidade de observar, focar e lembrar de detalhes do dia a dia, mas se atrapalhar ao tentar pensar mais amplamente.
- Foco em tecnologia: assuntos que envolvem ciência e tecnologia costumam ser de grande interesse entre autistas. Um dos fatores que contribui para isso é que são tópicos que não envolvem pessoas.
- Dificuldade com linguagem não verbal: uma característica marcante entre pessoas autistas é a dificuldade de entender entonações e linguagens corporais. Com isso, elas acabam levando tudo no sentido literal.
- Ingenuidade: sob o mesmo ponto de vista, também é comum ver pessoas autistas sendo ingênuas frequentemente. Isto é, tendo dificuldades em entender a intenção dos outros ou se colocar no lugar deles.
- Dificuldade em detectar sentimentos: é natural expressar sentimentos, voluntariamente ou não, com o corpo e rosto. Contudo, pessoas autistas tem dificuldades na percepção disso.
- Sinceridade: outro traço de personalidade interessante entre autistas é a sinceridade. Eles tem dificuldade em discernir o que é adequado ou não de se falar em cada situação.
- Antissociabilidade: todo o conjunto das características comuns de um autista fazem com que ele tenha dificuldades em se sociabilizar e se aceitar como parte de um grupo.
- Desconforto ao olhar nos olhos: esse está entre os sinais de autismo mais marcantes, onde a pessoa tem muita dificuldade em manter o contato visual.
- Hipersensibilidade: alguns sons, texturas e cheiros que passariam despercebidos por pessoas fora do espectro, podem ser incômodos para pessoas autistas. É muito comum um autista se irritar com o som do ponteiro do relógio, ou a sensação de uma etiqueta na roupa, por exemplo.
- Gosto por rotinas: a quebra da rotina pode incomodar bastante pessoas autistas. Elas acabam se apegando muito à ordem que realizam suas tarefas e obrigações do dia a dia.
Leia mais: Como é uma pessoa com síndrome de Asperger? Aprenda a lidar sem preconceitos