Sua tireoide está doente? Conheça os principais sinais de que você precisa de um médico

Nosso corpo tende a sinalizar quando nossa tireoide está com algum problema

A princípio, você provavelmente já sabe que a tireoide é uma estrutura extremamente importante para o nosso organismo. Inclusive, ela pode ser afetada por diversas condições de saúde, e nesses casos, as complicações para a saúde podem ser muito grandes. Sendo assim, para que você possa se prevenir e se ajudar, venha com o SaúdeLab e confira os principais sinais de que você pode estar com a tireoide doente.

De maneira geral, sempre que estamos doentes ou com algum problema de saúde, nosso corpo acaba demonstrando isso de alguma forma. Logo, é preciso estar sempre atento a quaisquer sintomas e sinais que o organismo possa manifestar. Ademais, no caso de uma tireoide doente, também é necessário saber quais seriam esses sinais para poder identificá-los.

Mas atenção, os cuidados com a tireoide exigem acompanhamento médico. Portanto, em caso de dúvidas, não deixe de procurar o especialista imediatamente.

Qual a importância da tireoide para o corpo?

Antes de mais nada, para entender porque devemos ter tanta atenção com a tireoide, primeiro precisamos saber da importância dela. No caso, ela é uma das muitas glândulas do nosso corpo, e está localizada na região do pescoço. Sua regulação é feita a partir de outra glândula, chamada hipófise, que secreta um hormônio chamado TSH, responsável por estimular a tireoide.

Sob esse ponto de vista, quando a tireoide é estimulada, ela produz dois outros hormônios. Estes por sua vez são o T3 e T4, capazes de sinalizar para a própria hipófise se eles estão em boa quantidade ou se precisam ser regulados. Eles exercem diferentes funções, podendo regular desde nossos batimentos e pressão arterial, até o nosso sono e humor.

Leia mais: Saiba como o açúcar pode destruir a sua tireoide; médica explica

Quais sinais apontam para um tireoide doente?

De antemão, existem duas condições principais que deixam a tireoide doente. A primeira e mais comum delas é o hipotireoidismo, onde há uma queda no T3 e T4, e um aumento no TSH. Costuma apresentar sintomas como:

  • Queda de cabelo
  • Fraqueza muscular e fadiga
  • Ganho de peso
  • Prisão de ventre
  • Dores musculares ou articulares
  • Pele seca e danificada
  • Menor resistência ao frio
  • Depressão

Já a segunda condição, por outro lado, é o hipertireoidismo, onde o T3 e T4 são elevados, enquanto o TSH permanece baixo. Com isso, o corpo geralmente manifesta os seguintes sintomas:

  • Dificuldade ao dormir
  • Perda de peso
  • Aceleração dos batimentos
  • Intestino solto
  • Tremores
  • Agitação

Como fazer para tratar problemas na tireoide?

Primeiramente, para casos de hipotireoidismo, existem diversas abordagens para resolver o problema. Uma delas é a reposição hormonal, especificamente do T4, realizada através de comprimidos. Outra é avaliar a nutrição da pessoa. Sob esse ponto de vista, nota-se que o iodo e selênio são elementos indispensáveis para a produção dos hormônios tireoidianos e, portanto, precisam estar bem regulados.

Por outro lado, o hipertireoidismo costuma ser tratado através do uso de medicamentos betabloqueadores, que ajudam na regulação dos hormônios. Em casos onde essa abordagem não é possível, é possível fazer tratamentos com iodo radioativo. Contudo, independente do caso, o importante é que você procure o atendimento médico se demonstrar algum dos sintomas citados anteriormente.

Leia mais: Quais os sintomas de problemas na tireoide? Saiba como o corpo alerta e aja rápido

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação