Book Appointment Now
Pe. Fábio de Melo tem Síndrome de Ménière: veja os sintomas, causas e formas de tratamento
Existem algumas doenças que são muito mais difundidas do que outras, dependendo do seu nível de incidência. A Síndrome de Ménière, por exemplo, não é tão conhecida quanto outros tipos de síndromes e condições de saúde. Entretanto, isso não quer dizer que ela não mereça ser difundida e compreendida. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar sobre a Síndrome de Ménière e seus sintomas, causas e formas de tratamento.
O padre Fábio de Melo revelou ser portador dessa doença crônica, que acomete outros famosos também. como Mariana Rios, por exemplo. À primeira vista, quando ouvimos o nome de alguma síndrome, costumamos pensar em uma condição de saúde bastante severa e limitante, especialmente no caso de síndromes com fator genético. Contudo, como a Síndrome de Ménière não é tão bem difundida, pode haver um certo preconceito com ela, levando as pessoas a terem receio com essa condição antes mesmo de conhecê-la.
O que é a Síndrome de Ménière?
De maneira geral, a Síndrome de Ménière é uma condição que afeta o labirinto, uma estrutura próxima ao nosso ouvido responsável por captar e interpretar os movimentos que o nosso corpo faz. Ela permite que nós tenhamos estabilidade ao caminhar, usar o elevador, virar a cabeça e outras situações similares. Dentro do labirinto, ocorre a produção de um líquido chamado endolinfa, que mantém a estrutura estável.
Em pessoas afetadas pela Síndrome de Ménière, a produção da endolinfa ocorre de maneira excessiva. Dessa forma, o líquido acaba gerando uma grande pressão na estrutura, o que consequentemente resulta em seu vazamento em alguns pontos específicos. Esse vazamento causa inflamações, responsáveis pelos principais sintomas da doença, os quais são similares aos da labirintite.
Sintomas da Síndrome de Ménière
- Desequilíbrio.
- Crises de vertigem e tontura
- Náusea e, possivelmente, vômito.
- Fenômenos auditivos: Estes podem variar entre cada caso, sendo comum a ocorrência de ouvido pressurizado, redução da capacidade de audição, ouvido com apito ou similares.
Leia também: Saiba o que causa zumbido no ouvido: quando ele é preocupante? Confira!
Quais as principais causas dessa doença?
Assim como em outras síndromes, umas das causas da Síndrome de Ménière é o fator genético, podendo ocorrer de forma hereditária. Entretanto, também existem casos de relacionados com alergias e distúrbios imunológicos. Ademais, a Síndrome de Ménière pode apresentar uma conexão com outras doenças, como a própria labirintite.
Existe uma forma de tratamento?
Em relação aos cuidados com a Síndrome de Ménière, existe uma boa e uma má notícia. A má notícia é que ela é uma doença crônica. Ou seja, a pessoa que possui essa condição irá precisar de tratamento por toda a sua vida. Por outro lado, a boa notícia é que ela é facilmente controlada, de forma que na maioria das vezes, os sintomas são completamente eliminados.
Quanto ao tratamento em si, ele é multifatorial e varia para cada caso. Ele pode incluir até mesmo mudanças de hábitos e estilos de vida, como a redução da ingestão de sal e aumento da ingestão de líquido. Porém, geralmente ele é feito com medicamentos que reduzem a pressão do labirinto e aumentam o fluxo de sangue no ouvido. Em casos de perda de audição, por exemplo, pode ser necessário realizar injeções intratimpânicas.
Leia mais: Os problemas enfrentados por portadores de Distúrbios Respiratórios do Sono
ZUMBIDO no ouvido e LABIRINTITE tem relação? Conheça a Síndrome de Ménière
Neste vídeo do Dr. Saulo Nardy Nader – Neurologista – CRM n° 146.114 podemos entender melhor. Você já ouviu falar sobre a Doença de Ménière? Talvez você não saiba, mas existe relação entre crise de labirintite e zumbido no ouvido ou até perda de audição. A verdade é que pode ter uma única doença por trás dessas duas sensações.