Sintomas de Esquizofrenia que vão além de delírio e alucinações; descubra

Entenda os sinais deste transtorno mental

Delírios e alucinações são os sintomas clássicos da esquizofrenia, porém para ter um diagnóstico preciso sobre essa doença mental na vida adulta. Será necessário identificar outros sintomas, visto que essa condição não tem cura. Contudo, ela pode ser controlada e o SaúdeLab explica sobre ela é quais são os outros sintomas característicos e procure ajuda!

Conheça 5 sintomas da esquizofrenia

Saiba que, em média, 2,5 milhões de brasileiros têm esquizofrenia, e isso representa quase 1% da população mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa doença mental é a terceira causa de perda de qualidade de vida entre as pessoas de 15 a 44 anos. 

Nesse sentido, a esquizofrenia é uma doença grave que vai evoluindo progressivamente, e um dos primeiros sintomas é as alucinações e delírios. Contudo, este transtorno mental apresenta outros sinais além destes, por isso é necessário saber alguns deles. 

Uma vez que na maioria dos casos os sintomas são ignorados e quando a pessoa finalmente é diagnosticada já se passaram anos. Deste modo, sem o tratamento correto para esquizofrenia ela pode se agravar com o decorrer do tempo e ficar cada vez mais severo. 

Por isso, veja cinco sintomas que o psiquiatra Ariel Lipman considera importante para identificar que possivelmente possa sofrer desta condição mental. 

Saiba mais: Estudo afirma que é possível prever esquizofrenia a partir de impressões digitais

Movimentos anormais

A princípio, o paciente com esquizofrenia também apresenta movimentos anormais do corpo. Segunda a psiquiatra estes movimentos anormais ocorrem quando a pessoa está nervosa e ansiosa. Geralmente, o paciente adota uma postura fora do comum, e realiza movimentos repetidos. Assim como, ficar completamente imóveis por longos períodos de tempo. 

Isolamento social

O isolamento social é um sintoma muito comum em diversos tipos de transtornos mentais, dado que se afastar dos outros é um sinal de defesa. Porém, muitas vezes a pessoa que está com esquizofrenia, poderá confundir este sintoma com outras condições mentais. 

Medo e raiva

Nesse sentido, o medo está diretamente ligada à esquizofrenia pelo fato do paciente apresentar outras condições como alucinações e delírios. Estes dois sintomas vão gerar medo, afinal ao ouvir vozes e conviver com a desorganização mental assusta o indivíduo. 

Agitação

Todos os sintomas mencionados até agora, causam na pessoa uma agitação. Principalmente, se o paciente com esquizofrenia está em um estágio mais avançado. Onde acontece alterações sensoriais e comportamentais, sendo muito comum ele ficar inquieto. 

Problemas com a fala

Por fim, problemas com a fala é um dos fatores que também é muito incômodo, fazendo que o paciente com esquizofrenia prefiram ficar mais calados. Em função do medo e da ansiedade, o paciente começa apresentar problemas na comunicação impedindo de falar. Constantemente, ele apresentará desorganização entre palavras e ideias. Desse modo, acaba se tornando muito comum falar frases confusas, curtas e sem coerência.

Leia também: Impactos da Gentileza e seus benefícios para a saúde mental do indivíduo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação