Quais são os sintomas de glicose baixa? Saiba o que fazer neste caso

Você sabe quais são os sintomas de glicose baixa no sangue? De antemão, a glicose é uma das substâncias mais importantes do nosso organismo. Inclusive, ela serve como fonte de energia para incontáveis atividades.

Consequentemente a sua falta pode levar à uma série de problemas, com os quais é preciso ficar atento aos sinais. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar quais são os sintomas de glicose baixa e o que fazer na presença deles.

Sem dúvidas, para quem é diabético, a glicose é um verdadeiro perigo para a saúde. Isso porque a diabetes é uma condição que impede o organismo de regular os níveis dele corretamente.

E a glicose em excesso é responsável por diversos malefícios. O problema é que isso faz com que as pessoas ignorem o fato de que ela também é nociva se estiver em níveis muito abaixo do normal.

Quais os principais sintomas de glicose baixa?

Conforme fora dito, a glicose é um composto empregado pelo organismo como fonte de energia para realizar as suas atividades e se manter funcionando. Por causa dessa função, a falta de glicose leva à uma grande variedade de problemas, os quais não estão relacionados apenas com a nossa disposição.

Sendo assim, confira a seguir os sintomas de glicose baixa e comece a ficar mais atento com eles:

  • Fraqueza generalizada
  • Sensação de fome
  • Visão embaçada ou borrada
  • Suor excessivo
  • Dificuldade em se concentrar
  • Palpitações no coração
  • Problemas e dificuldade ao falar
  • Nervosismo e estresse
  • Sensação generalizada de confusão
  • Tonturas e tremores
  • Dores de cabeça
  • Em casos graves, convulsão e coma

O que faz com que a glicose caia a esse ponto?

A princípio, tão importante quanto conhecer os sintomas de glicose baixa é saber o que costuma causar ela. No caso, quando estamos com a glicose reduzida, o organismo entre em um estado de hipoglicemia.

Este pode desencadear a partir do consumo de alimentos ou medicamentos hipoglicemiantes, ou seja, que reduzem os níveis de glicose. Mas na maioria das vezes o principal culpado pela hipoglicemia é uma alimentação pobre.

Em suma, o que leva ao aumento da glicemia é o consumo de açúcar e outros carboidratos. Esses nutrientes estão presentes em basicamente todo tipo de alimento. Com isso, os sintomas de glicose baixa costumam se manifestarem em pessoas que não se alimentam direito, na frequência ou com as porções ideias.

Inclusive é por causa dessa lógica que muitos que fazem jejum acabam ficando hiperglicêmicos.

Como fazer para solucionar a glicose quando ela se encontra muito baixa?

Tendo em mente que o açúcar e os carboidratos são responsáveis pelo aumento da glicemia, então comer algo e manter uma alimentação saudável são os primeiros passos a se tomar se você experenciar algum dos sintomas de glicose baixa.

E caso você faça uso de algum medicamento hipoglicemiante, é importante consultar um médico para saber se o consumo dele continua sendo seguro. Por outro lado, não podemos deixar de ressaltar a importância de manter a glicemia equilibrada. Ou seja, ela não pode estar nem muito baixa, e nem muito alta.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação