Book Appointment Now
O que corta o efeito do energético? Veja dicas e comidas que dizem ajudar
Quer saber o que corta o efeito do energético? Atualmente, as bebidas energéticas possuem uma popularidade muito grande. É quase impossível encontrar uma festa ou bar que não sirvam energéticos a rodo.
Entretanto, o efeito dessas bebidas nem sempre são desejados, sendo importante saber como lidar com isso. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, descubra o que corta o efeito do energético, e veja dicas e comidas que dizem ajudar.
De maneira geral, quem toma energéticos geralmente está procurando por formas de aumentar a disposição. Afinal, as bebidas energéticas recebem esse nome justamente porque ajudam a nos manter mais ativos.
Mas conforme fora dito, não é sempre que queremos esse efeito, visto que ele pode atrapalhar no nosso sono, causar muito cansaço e levar à outros malefícios. Logo, saber como controlar essa propriedade é mais importante do que parece.
O que corta o efeito do energético?
A princípio, assim como o café, os energéticos aumentam a nossa disposição graças a presença de cafeína. Essa substância é conhecida por acelerar o nosso metabolismo, e por nos manter mais despertos e ativos.
Logo, se você tomou bebidas durante a noite, por exemplo, essas propriedades não serão tão proveitosas. Sob esse ponto de vista, vamos ensinar a seguir sobre o que corta o efeito do energético.
No caso, existem duas principais técnicas para lidar com isso. A primeira e mais eficaz delas é o consumo de água. Através dela, é possível manter o corpo hidratado e favorecer a eliminação de líquidos.
Com essa eliminação, perdemos perde parte da cafeína introduzida nela pelos energéticos. Já a segunda, que é menos convencional, se consiste na prática de exercícios físicos, para acelerar o metabolismo e combater o efeito da cafeína.
Existem também alimentos bons para essa finalidade
Sem dúvidas, não podemos falar sobre o que corta o efeito do energético sem mencionar alguns alimentos que são considerados aliados nesse aspecto. Portanto veja a seguir alguns exemplos:
- Chá de camomila: chás no geral, dependendo da erva, podem ser bastante eficazes contra a cafeína dos energéticos por serem ricos em água e, consequentemente, favorecerem a diurese. Entretanto, o de camomila em específico acaba sendo melhor por ter propriedades calmantes, contrárias as da cafeína.
- Frutas e vegetais: em suma, frutas e vegetais como um todo tendem a ser bons para cortar o efeito dos energéticos graças a riqueza de nutrientes deles. Entretanto, o melão, pepina, melancia e outros legumes que são ricos em água conseguem ser ainda mais vantajosos nesse aspecto.
- Leite: por fim, apesar de sua eficácia não ser consistente, acredita-se que o cálcio do leite consiga reduzir o efeito da cafeína, e que a bebida quente promove o relaxamento do corpo.
O consumo de bebidas energéticas precisa ser feito com muito cuidado
Por fim, mesmo sendo saborosos e até mesmo vantajosos em algumas situações, os energéticos são nocivos para a saúde. Isso se dá não só pela cafeína, mas também pelas grandes quantidades de açúcar dessas bebidas.
Sendo assim, se for beber energéticos, tenha sempre moderação. É mais importante se atentar com a quantidade do que com as dicas sobre o que corta o efeito do energético.
Leia mais: