Como fazer suco de romã? Conheça os principais benefícios e cuidados

A princípio, as frutas que são mais populares entre a maioria das pessoas costumam ser mais acessíveis. Com isso, frutas como a romã, que não mais caras e menos presentes nos mercados, acabam sendo menos consumidas. Porém as propriedades e sabor dela não devem ser subestimados, especialmente se usada para fazer suco de romã. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como fazer suco de romã, e os principais benefícios e cuidados dele.

Sem dúvidas, quando se fala em alimentação saudável, é impossível não incluir alimentos naturais no assunto. As frutas, por exemplo, oferecem incontáveis benefícios para o nosso organismo. Mas para que tenhamos acesso à eles, é preciso saber como aproveitá-los corretamente. No caso do suco de romã, é possível usá-lo para obter a grande maioria dos benefícios que a fruta oferece, sendo então uma forma de consumo ideal.

Principais benefícios da romã para a saúde

  • Combate e previne doenças: uma das propriedades mais interessantes da romã é a sua capacidade de ajudar na prevenção e tratamento de diversas doenças, especificamente de problemas cardiovasculares e cânceres.
  • Possui antioxidantes: dentre os muitos papéis que os antioxidantes exercem, eles são muito procurados por sua capacidade de combater os radicais livres do organismo, causadores do envelhecimento precoce.
  • Melhora a saúde cardiovascular: além de auxiliar no combate de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, o efeito antioxidante da romã é um aliado na regulação da pressão arterial e colesterol.
  • Reduz dores nas articulações: condições de saúde como a artrose ou artrite causam bastante dor nas articulações. Felizmente a romã pode ser empregada para diminuir elas.
  • Ajuda a controlar a diabetes: por conter propriedades hipoglicemiantes, a romã é considerada uma aliada para pessoas diabéticas e pré-diabéticas, ajudando no controle e prevenção da doença.

Leia também: Chá da casca de romã combate o inchaço e tem mais benefícios; conheça

A romã e o suco devem ser consumidos com moderação

De antemão, tanto o suco de romã quanto a polpa da fruta não são capazes de fazer mal para a saúde por si só. Eles só passam a ser problemáticos se você consumir eles em grandes quantidades. Nesse caso, ela pode ser prejudicial para o fígado, em especial de pessoas que já sofrem com doenças hepáticas. Ademais, a casca da romã deve ser evitada in natura e no suco por quem sofre de constipação intestinal, pois ela pode agravar essa condição.

Como fazer o suco de romã em casa?

Por fim, tendo em mente as principais propriedades da romã, fica claro que ela é uma excelente adição para a alimentação. Sendo assim, uma das formas de fazer essa adição é através do suco de romã, que é muito saboroso. Portanto confira a seguir o passo a passo para fazê-lo:

  1. Primeiramente, abra a romã com uma faca para expor as sementes com a polpa.
  2. Vá destacando, separando e reservando as sementes manualmente. Caso você queira apenas um copo de suco, faça esse processo só com metade de uma romã grande.
  3. Em um liquidificador, adicione as sementes juntamente com 600ml de água. Novamente, se você pretende preparar só um copo, utilize 300ml, que é metade da medida.
  4. Feito isso, bata tudo muito bem até ficar mais homogêneo.
  5. Por fim, coe a mistura em um copo e já pode se servir.

Leia mais: Benefícios da fruta-pão: veja como consumir de forma segura e saudável

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915