Suplemento alimentar para idoso: veja quais nutrientes não podem faltar

Conforme envelhecemos, nosso organismo cria novas necessidades nutricionais

Dependendo das nossas condições de saúde, dieta ou hábitos de vida, o consumo de suplementos alimentares no dia a dia é indispensável. Entretanto, essa necessidade costuma ser maior para pessoas mais velhas, sendo então importante saber quais nutrientes elas mais precisam. Portanto venha com o SaúdeLab, entenda mais sobre o tópico de suplemento alimentar para idoso, e veja quais nutrientes não podem faltar na dieta deles.

A princípio, conforme envelhecemos, o nosso organismo é fragilizado em diversos aspectos. Obviamente esse é um processo natural que ocorre com todos nós. Mas os impactos do envelhecimento podem variar bastante de uma pessoa para outra, de forma que algumas envelhecem com mais saúde do que outras. E um dos fatores que mais influenciam nisso é a nutrição do corpo.

Importância do suplemento alimentar para idoso

Conforme fora dito, o organismo se torna mais frágil quando envelhecemos. Ficamos mais suscetíveis à diversos problemas de saúde. Não é a toa que a osteoporose, anorexia, deficiências visuais, doenças neurodegenerativas e condições gastrointestinais são bem comuns em idosos. Ademais, com o envelhecimento, também costumamos mudar muitos dos nossos hábitos alimentares.

Sob esse ponto de vista, o consumo de suplementos alimentares faz toda a diferença na saúde dos idosos. Através deles, é possível prevenir e combater boa parte das condições de saúde causadas pelo envelhecimentos. Sem falar que mesmo um idoso com a saúde perfeita ainda pode se beneficiar deles, visto que os nutrientes fornecidos pelos suplementos oferecem propriedades interessantes para o organismo.

Quais nutrientes são mais necessários para idosos?

Agora que você sabe da importância do suplemento alimentar para idoso, resta conhecer alguns dos compostos que mais precisamos na terceira idade. Obviamente que o organismo não pode depender de um número limitado de nutrientes, mas alguns deles são mais essenciais que outras, como por exemplo:

  • Cálcio: essencial para a manutenção da saúde e estrutura óssea, e prevenção da osteoporose.
  • Vitamina D: melhora a imunidade e interage com o cálcio, de forma a melhorar a absorção dele.
  • Ômega 3: um tipo de gordura considerada benéfica pela sua capacidade de regular o colesterol.
  • Proteínas: promovem a saúde dos músculos, e inibem a perda deles que ocorre com o envelhecimento.
  • Vitamina B12: importante para a formação dos componentes do sangue e para a saúde do sistema nervoso.
  • Magnésio: participa da regulação da pressão arterial e liberação de alguns neurotransmissores e hormônios.
  • Antioxidantes: indispensável para inibir o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.
  • Vitamina C: um dos principais aliados do funcionamento e saúde do sistema imunológico.

A nutrição do idoso deve ser acompanhada por um profissional

Por fim, não podemos deixar de dizer que o consumo de um suplemento alimentar para idoso precisa sempre ser feito sob a orientação de um nutricionista ou médico especializado. Afinal, assim como é para crianças e adultos, os idosos possuem necessidades diferentes, baseadas nas condições de saúde dos seus organismos. E essas necessidades só podem ser devidamente atendidas através de um profissional da área de nutrição.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação