Caroço de abacate e seus efeitos colaterais: fique atento para evitar

Fique por dentro das principais propriedades do caroço de abacate no nosso organismo

Poucas frutas são tão únicas quanto o abacate, dada a aparência, textura, sabor e propriedades dele. Uma das característica que mais chamam a atenção é o seu caroço, o qual costumamos descartar. Mas a verdade é que ele é extremamente proveitoso para a saúde. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar sobre o caroço de abacate, efeitos colaterais e benefícios dele para a saúde, e a como usá-lo de fato.

À primeira vista, as sementes de quase toda fruta não são muito atrativas ou saborosas. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que elas são basicamente uma concentração dos principais nutrientes e compostos das frutas. Afinal, é a partir das sementes que os frutos se desenvolvem. Consequentemente, o consumo de sementes pode ser tão proveitoso para a saúde quanto o consumo das suas respectivas frutas.

Caroço de abacate e os efeitos colaterais dele

Conforme fora dito, as sementes costumam concentrar alguns dos nutrientes do fruto, e com o caroço do abacate não é diferente. Um dos compostos que podemos identificar em sua composição são os taninos. Basicamente, eles são um tipo de polifenois, e oferecem muitos benefícios para a nossa saúde. Contudo, infelizmente é graças a eles que o caroço de abacate tem efeitos colaterais.

De maneira geral, uma das formas em que os taninos impactam a nossa saúde é no funcionamento do intestino. O consumo deles pode levar à constipação. Ou seja, o caroço de abacate e os efeitos colaterais dele se resumem em deixar o intestino preso. Mas é bom salientar que esse fenômeno só ocorre se os taninos forem consumidos excessivamente. Com moderação, o caroço de abacate é perfeitamente seguro para o organismo.

Efeitos benéficos do caroço para a saúde

Tão importante quanto saber do caroço de abacate e os efeitos colaterais que ele exerce, é conhecer os benefícios que podemos aproveitar com o seu consumo. Portanto confira a seguir alguns dos principais efeitos dele:

  • Combate microrganismos: quem já está familiarizado com o caroço do abacate sabe que ele é excelente para combater infecções bacterianas e fúngicas. Isso se dá pelos compostos antibióticos presentes nele.
  • Ameniza dores e inflamações: não só o caroço de abacate é anti-inflamatório, como também age como analgésico no organismo. A união dessas duas propriedades acaba sendo eficaz para combater dores generalizadas, ou as causados por problemas inflamatórios, como a artrite.
  • É antioxidante: assim como a polpa do abacate, o caroço é repleto de compostos antioxidantes. É através deles que o organismo consegue combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce.

De que formas o caroço de abacate pode ser incluído no dia a dia?

Por fim, agora que você conhece o caroço de abacate, efeitos colaterais e benéficos dele, resta apenas aprender a usá-lo. No caso, a forma mais popular de aproveitar suas propriedades é através do chá de caroço de abacate. Entretanto, ele também pode ser empregado para fazer uma excelente farinha, que por sua vez serve para diversas receitas. E caso você não consiga encontrar a farinha de caroço de abacate, saiba que ele também pode ser ralado em casa para complementar pratos de sua escolha.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação