Tamanho da língua importa: Estudo revela o que piora a gravidade da apneia em pacientes

Os pesquisadores avaliaram também o impacto dos tamanhos das vias aéreas e da mandíbula

Pesquisadores da Universidade de São Paulo, estudaram como avaliar a gravidade da apneia obstrutiva do sono (AOS). A doença é caracterizada para parada na respiração durante o sono. Por isso, venha entender como o blog SaúdeLab como a língua pode ajudar a identificar o problema.

Tamanho da língua ajuda identificar a gravidade da apneia obstrutiva do sono

O estudo realizado pelos pesquisadores sugere uma análise conjunta entre o volume da língua, das vias aéreas e da mandíbula. Além disso, existe a classificação de Mallampati que tem como objetivo observar o volume de alguns elementos que compõem a via área: palato mole, fauce, úvula e pilares amigdalianas. Deste modo, quanto maior a classificação, mais estreita é a via aérea superior, ou seja mais difícil é o procedimento de intubação. 

Sabendo disso, os pesquisadores observaram uma relação entre uma maior classificação de Mallampati e quadros mais graves de apneia obstrutiva do sono. Outros estudos apontam este fato, que foi confirmado com a pesquisa. Sendo assim, este dado novo é o volume da língua, ou seja, a relação entre o volume da língua e o tamanho da mandíbula ajuda compreender o nível de gravidade da apneia. 

O estudo foi realizado no Laboratório do Sono da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). O trabalho foi orientado pelo professor Pedro Rodrigues Genta. Ao todo foram avaliados cerca de 80 participantes homens, eles foram submetidos a uma avaliação clínica. 

Assim como a tomografia das vias aéreas e polissonografia, a classificação de Mallampati também foi utilizada para avaliação. Deste modo, o paciente deve fazer o exame para identificar a apneia destrutiva de frente para o médico, e deve abrir a boca e esticar a língua, e o médico irá observar a via aérea superior. 

Saiba mais: Coenzima Q10 faz mal para os rins? Conheça melhor sua funcionalidade

Apneia Obstrutiva do Sono

Outro ponto interessante é que o volume da língua também está relacionado a obesidade, uma vez que a língua fica suscetível a aumentar de volume devido a obesidade. Uma vez que a língua fica suscetível a aumentar de volume devido a obesidade. O ganho de peso corporal ajuda no aumento de volume da língua, ocorrendo uma relação direta e ambas estão ligadas ao desenvolvimento da apneia obstrutiva do sono. 

Essa condição é caracterizada por um colapso da via aérea, ocasionando o fechamento total e parcial da via. Sendo assim, reduzindo ou impedindo o ar de chegar aos pulmões e em todos os órgãos do corpo. De acordo com Rodolfo Augusto Bacelar de Athayde, médico pneumologista, o organismo promove um auto sufocamento, ou seja, é como se alguém estivesse esganando você, sendo que esse alguém é você mesmo. 

Veja também: Lista de alimentos calóricos saudáveis: descubra 30 opções interessantes que você não conhecia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação