É verdade que a pipoca prende o intestino? Entenda melhor essa questão

A pipoca é um lanche extremamente simples, mas que possui algumas propriedades

À primeira vista, a pipoca pode parecer um lanchinho bem simples, e de fato é. Contudo, não é por causa dessa simplicidade que ela deixa de oferecer algumas propriedades para a nossa saúde. A pipoca tem nutrientes que podem afetar nosso intestino e organismo como um todo. Dito isso, venha com o SaúdeLab, veja se é verdade que a pipoca prende o intestino, e entenda melhor essa questão.

De antemão, a pipoca por si só não é nada mais nada menos do que milho. Afinal, ela é feita apenas com os grãos dele, que são esquentados até estourar e formar a pipoca. Logo, boa parte das propriedades da pipoca são as mesmas presentes do milho. Por um lado isso é positivo, visto que o milho é um alimento natural com muitos nutrientes, mas existem algumas ressalvas muito importantes a serem feitas.

O tipo de pipoca faz toda a diferença

Antes de dizer se a pipoca prende o intestino, precisamos reconhecer que os efeitos dela na nossa saúde podem mudar muito dependendo da forma de consumo. Atualmente, existem as famosas pipocas de micro-ondas, que são muito saborosas e práticas. O problema é que elas são carregadas de sódio e outros aditivos, que por sua vez são extremamente maléficos para a saúde.

Outra questão importante é a forma em que a pipoca é preparada. Se for feita no óleo, as calorias e gorduras do alimento aumentam consideravelmente. O mesmo vale para a pipoca que é acrescida de manteiga ou queijo derretidos, por exemplo. Já as pessoas que gostam de acrescentar ketchup ou sal na pipoca precisam ficar atentas novamente com a quantidade de sódio e aditivos químicos, presentes nesses ingredientes.

Leia mais: Pipoca faz mal para tosse? Descubra agora se é um mito ou verdade

E a pipoca prende o intestino ou não?

Uma das vantagens da pipoca para a saúde é que ela é considerada uma fonte de fibras. Elas são um grupo de nutrientes que favorece a saúde e funcionamento intestinal, melhorando os processos digestivos e a evacuação. Isso não significa que a pipoca prende o intestino, e sim que ela pode ajudar a regular o seu intestino, se tornando vantajosa tanto para quem sofre de constipação quanto para quem está com diarreia. Portanto, a pipoca não prende o intestino e sim, ajuda a soltar.

Essas mesmas fibras da pipoca também oferecem outas benefícios. No caso, elas são capazes de aumentar a sensação de saciedade após as refeições. Isso pode ajudar no muito no processo de emagrecimento, já que a pessoa passa a sentir menos necessidade em comer e permanece satisfeita por mais tempo.

Com os cuidados certos, a pipoca pode ser muito saudável

Tendo em mente que a pipoca só é um problema em sua versão industrializada, ou quando é acrescida ou preparada com outros ingredientes, a melhor solução para aproveitar suas fibras com segurança é optar pelo preparo mais simples possível. Ou seja, dê preferência por preparar a pipoca em uma pipoqueira, que estoura os grãos apenas com o calor do ar. Se não for possível, usar azeite ou óleo de coco como substituto para o óleo de soja na hora de preparar a pipoca também são boas opções. E claro, quando pronta, evite acrescentar ingredientes gordurosos ou perigosos.

Leia mais: Comer pipoca todo dia faz mal para a saúde? Descubra se é um alimento saudável

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação