Tapioca faz mal para o intestino? Entenda quais os efeitos neste órgão

O funcionamento do intestino depende muito dos alimentos que consumimos

Sem dúvidas, o nosso intestino é um dos órgãos mais afetados pela alimentação. Afinal, ele é um dos responsáveis por digerir tudo o que comemos no dia a dia. O problema é que até as pessoas que procuram se alimentar de forma saudável acabam esquecendo da importância da saúde intestinal. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a tapioca faz mal para o intestino, e como ela pode afetar a nossa saúde.

Atualmente, a tapioca está presente na dieta de muitas pessoas. Ela é tida como um alimento leve, e de fato é em alguns aspectos. Com isso, a tapioca acaba sendo extremamente presente no dia a dia de pessoas de regime. Entretanto, isso não quer dizer que a tapioca seja completamente inofensiva.

A tapioca faz mal para o intestino ou não?

De antemão, a tapioca por si só não representa necessariamente um risco para a saúde intestinal. Mas muito se fala sobre os efeitos dela no trânsito intestinal. No caso, a tapioca geralmente é associada com a constipação intestinal em alguns estudos. Ou seja, nas pesquisas ela aparenta ter a capacidade de prender o intestino. Para quem já tem dificuldades em evacuar, isso realmente acaba sendo prejudicial, e podemos então afirmar que a tapioca faz mal para o intestino.

Por outro lado, um alimento que é capaz de prender o intestino não é sempre um problema para a saúde. Pessoas que têm evacuado com frequência, como é o caso de quem sofre de diarreia, precisam procurar por formas de manter o intestino mais preso. Nesses casos, não há como dizer que a tapioca faz mal para o intestino. Pelo contrário, ela acaba sendo uma grande aliada na manutenção da saúde dele e do organismo.

A tapioca pode ter o efeito de prender o intestino, mas não necessariamente faz mal para a saúde do intestino.

Leia mais: Quem tem gordura no fígado pode comer tapioca? Saiba quais restrições são verdadeiras

Outras propriedades da tapioca para a saúde

  • Melhora a atividade do cérebro: por incrível que pareça, a tapioca pode garantir uma melhor atividade cerebral. Isso se dá pela presença de vitamina K em sua composição, que mantém o cérebro protegido e afeta positivamente as funções neurológicas dele.
  • Ajuda na perda de peso: conforme fora dito, muitas dietas saudáveis incluem a tapioca, e não é por menos. Ela é rica em proteínas e ainda contém poucas calorias no aspecto geral.
  • Garante a saúde dos ossos: em junção com a vitamina K, o cálcio da tapioca melhora a saúde e estrutura dos nossos ossos, ajudando na prevenção de problemas como osteoporose.
  • Combate a hipertensão: além do cálcio, a tapioca ainda apresenta outro mineral muito importante, que é o potássio. Ele promove uma melhor eliminação dos líquidos excessivos do corpo. Isso não só potencializa ainda mais a  perda de peso, como também ajuda a melhorar a pressão arterial.

E existe algum tipo de malefícios no consumo da tapioca?

Por fim, agora que você sabe melhor que a tapioca não faz mal para o intestino necessariamente, e conhece os benefícios dela, resta apenas conhecer o seu lado ruim. No caso, ela infelizmente é um alimento rico em carboidratos, por ser feita a partir da mandioca. Os carboidratos por sua vez, quando em excesso, são prejudicais para diabéticos, e causam o ganho de peso, anulando parte dos seus efeitos benéficos. Então se você quer incluir a tapioca na sua alimentação, tenha bastante moderação

Leia mais: Quem tem úlcera pode comer feijão? Conheça melhor as restrições

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação