Quem tem gordura no fígado pode comer tapioca? Saiba quais restrições são verdadeiras

Saiba se a tapioca é uma boa opção de alimento para quem tem o fígado gorduroso

A princípio, ter gordura no fígado é o tipo de doença que pode prejudicar muito a nossa saúde, mas que felizmente pode ser combatida e prevenida com alguns cuidados. No caso, a alimentação é a chave para evitar esse problema, sendo necessário saber quais comidas podem prejudicar e ajudar. Portanto venha com o SaúdeLab e saiba se quem tem gordura no fígado pode comer tapioca.

É muito comum ver a tapioca como uma alternativa saudável de lanche ou até de refeições. E de fato ela pode ser um alimento bem leve para o corpo. Mas dependendo da condição de saúde em que ele se encontra, até os alimentos mais saudáveis podem se tornar prejudiciais. A tapioca, por exemplo, é saudável para a dieta de alguns e prejudicial para a dieta de outros.

Características gerais da esteatose hepática

Por incrível que pareça, o fígado possui uma quantidade natural de gordura. Um dos motivos por trás disso é que o órgão é responsável por produzir a bile, uma importante substância para a digestão e que contém colesterol em sua composição, que é uma gordura. Ademais, o fígado também participa no metabolismo das gorduras presentes nos alimentos. Com isso, a partir do momento em que essas gorduras são excessivas, começam a surgir problemas.

Quando em grandes quantidades, as gorduras se infiltram no fígado e sobrecarregam as atividades dele. Conforme o tempo passa, o fígado gorduroso começa a causar inflamações, e posteriormente fibroses. Dessa forma, não só a gordura no fígado causa sintomas como icterícia, fadiga e desconforto, como também pode evoluir para doenças mais graves, como cirrose ou até mesmo câncer de fígado.

Leia mais: Quem tem gordura no fígado pode comer ovo? Conheça os erros mais comuns

Quem tem gordura no fígado pode comer tapioca?

Conforme fora dito, a tapioca é uma alimento saudável na dieta de algumas pessoas, mas que pode ser prejudicial para outras. Um dos fatores que contribuem para isso é que ela contém muitos carboidratos, o que faz da tapioca um alimento a ser evitado por quem sofre de diabetes, por exemplo. Mas felizmente, quem tem gordura no fígado pode comer tapioca sim, pois as gorduras não são um nutriente significativo da tapioca.

Por outro lado, é importante salientar que isso significa que a tapioca em si é segura para a esteatose hepática. Como ela costuma acompanhar outros ingredientes, é preciso tomar cuidado com ela nesse aspecto. Por exemplo, uma tapioca de queijo e presunto acaba apresentando gorduras por causa desses dois ingredientes. Ou seja, quem tem gordura no fígado pode comer tapioca, mas com atenção nos acompanhamentos.

Dieta ideal para melhorar a esteatose hepática

Obviamente, todo alimento que for muito rico em gorduras deve ser evitado. Portanto, se você tem gordura no fígado, procure não consumir frituras, fast-foods, carnes vermelhas ou embutidas, e similares. Entretanto, em compensação, são muitas as opções de alimentos que podem ajudar a combater a esteatose hepática. Geralmente, as melhores escolhas são os alimentos naturais, proteicos, leves ou ricos em fibras, como por exemplo:

  • Carnes brancas
  • Vegetais
  • Quinoa
  • Alimentos integrais
  • Ovos
  • Frutas
  • Aveia

Leia mais: Banana faz mal para quem tem gordura no fígado? Por essa você não esperava

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação