Book Appointment Now
Tem vontade de correr uma maratona? Saiba como você deve se planejar!
Para muitos, especialmente amantes de esportes e corridas, participar em uma maratona pode ser um grande sonho. Tal sonho pode de fato ser alcançado, mas é preciso ter dedicação e seguir alguns passos importantes. Com isso, o SaúdeLab vai ensinar dicas e hábitos importantes para você que tem vontade de correr uma maratona.
Leia também: Qual Melhor Horário Para Praticar Atividade Física?
A princípio, assim como em outros tipos de esportes e exercícios, a maratona exige muito do nosso corpo. Portanto, antes de participar, entenda que para poder estar apto para correr, você têm de se preparar corretamente, pratica bastante e estabelecer regras. Dito isso, confira as principais dicas para correr uma maratona e saiba como você deve se planejar.
Correr uma maratona requer planejamento
Antes de mais nada, atividades que buscamos participar e rotinas que procuramos nos aderir, precisam de bastante planejamento. Para correr uma maratona não é diferente. No caso de pessoas que nunca praticaram corrida ou que são mais sedentárias, é necessário realizar avaliações médicas. Exames clínicos, laboratoriais e uma ergoespirometria servem como uma boa base.
Com um conhecimento mais profundo do seu físico, é possível determinar se você será capaz de planejar os treinos adequados que podem durar cerca de 12 meses. Para isso, certifique-se de sempre consultar os profissionais de saúde corretos, para que ele saiba adaptar a carga de treino ao seu organismo, e incluir formas de melhorar seu condicionamento.
Os exercícios de um corredor
A princípio, os treinos e exercícios de uma pessoa habituada a correr, possuem um foco diferente. O desenvolvimento da musculatura também é importante para o corredor, porém enquanto em uma academia o foco é desenvolver a força, o corredor precisa desenvolver sua resistência. Com isso, o corredor tem uma carga menor nos treinos, e um número maior de repetições.
De antemão, temos a percepção de que conciliar múltiplos exercícios, ou múltiplas atividades físicas, é benéfico para nossa saúde. Porém se você busca correr uma maratona, é importante focar nela e na musculação. Portanto, tente restringir seus treinos, de forma a priorizar a corrida. Logo, exercite suas pernas e quadris, com exercícios como leg-press, adutor, panturrilha, abdutor e outros.
Alimentação ideal para corrida
Sem dúvidas, assim como os exercícios, a alimentação também possui um grande peso no nosso condicionamento físico. Para quem quer correr uma maratona, o preparo na alimentação ocorre juntamente com o dos treinos e exercícios. Para incorporar uma mudança alimentar, nosso organismo demora por volta de 6 meses, e por isso a antecedência no planejamento.
Primeiramente, para planejar a sua alimentação, é preciso antes estabelecer as suas necessidades básicas de energia no dia-a-dia. Levando em consideração os treinos, os valores da alimentação não são constantes. Contudo, de maneira geral, o corredor precisa consumir de 0,8 a 2,2g de proteínas e de 3 a 12g de carboidratos para cada quilo de peso corporal.
Leia também: 3 dicas incríveis para ganhar massa muscular muito rápido