Treinar gripado baixa a imunidade? Entenda se é mito ou verdade

Em algumas situações, a prática de exercícios físicos pode acabar sendo problemática

Quem treina com frequência pode ter dificuldade em ficar longe da academia. Mas, independentemente da frequência de treinos, todos nós somos suscetíveis à gripe. E quem se exercita muito, fica na dúvida de se a gripe pode ser piorada com as atividades físicas ou não. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que treinar gripado baixa a imunidade, ou se isso é apenas mito.

A princípio, manter uma boa rotina de exercícios físicos é indispensável para garantir uma boa saúde do organismo. Consequentemente, se o nosso corpo está em boas condições de saúde, o sistema imunológico poderá exercer sua função de forma mais eficiente. Entretanto, a partir do momento em que o organismo está afetado por uma condição de saúde, os exercícios físicos podem deixar de ser tão essenciais.

Treinar gripado baixa a imunidade mesmo?

De maneira geral, quando estamos afetados pela gripe, o nosso organismo precisa dedicar as suas energias para combater o problema. Por isso ouvimos sempre falar o quão importante o repouso é nessas condições. Caso uma pessoa gripada pratique exercícios, parte das energias serão gastas pelo esforços físicos. Nesse aspecto, poderíamos até afirmar que treinar gripado baixa a imunidade.

Contudo, o problema real não é que treinar gripado baixa a imunidade, e sim que apenas atrapalha o cumprimento da função dela. Além de gastar nossas energias, os exercícios físicos também favorecem a desidratação, outro fator que complica a atividade do sistema imunológico.

Leia mais: Sopa Bomba para Imunidade: receita prática e deliciosa para fortalecer sua saúde

Fazer academia também pode ser um problema

Ainda em relação à gripe e exercícios físicos, se você estiver gripado e pensando em ir para a academia, saiba que ela é ainda mais contraindicada. Além de ter os mesmos problemas que qualquer outra atividade física, ela ainda é um ambiente público fechado. Com isso, pode ser que você acabe contaminando os aparelhos, e consequentemente outras pessoas, espalhando a gripe.

Dito isso, vale salientar que todas essas contraindicações são mais relevantes para quem está bem gripado. Ou seja, caso você esteja com sintomas bem leves de gripe, você pode sim praticar alguns exercícios físicos. Desde que você evite a academia, e opte por treinos mais leves.

Outros cuidados importantes com a gripe

Agora que você entender melhor a questão de se treinar gripado baixa a imunidade, vale a pena conferir algumas dicas que nos ajudam a lidar com a gripe, além do repouso. Conforme fora dito, a desidratação é um dos obstáculos para a recuperação da gripe. Portanto é muito importante beber bastante água no dia a dia. O mesmo pode ser dito sobre os banhos, que são bons para combater o mal-estar que ela causa.

Por fim, pessoas gripadas também precisam ficar sempre atentas com a sua alimentação. Comidas muito pesadas e gordurosas vão dificultar as atividades do organismo no combate à gripe. Sendo assim, dê sempre preferência por alimentos leves, saudáveis e, quando possível, quentes.

Leia mais: Qual o melhor chá para gripe? Faça escolhas eficientes e saborosas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação