Urina com cheiro de enxofre: o que o sintoma pode ser? Será que é grave? Entenda

Algumas condições de saúde podem alterar o aspecto da nossa urina, incluindo o odor

De antemão, as características da nossa urina servem como um dos muitos indicativos da nossa saúde. Não é a toa que o exame de urina é realizado com tanta frequência. Contudo, ela pode apresentar algumas alterações no dia a dia com as quais precisamos ficar atentos. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar sobre a urina com cheiro de enxofre, o que esse sintoma pode ser e como proceder.

O nosso sistema renal é responsável por filtrar toxinas e compostos do sangue, e equilibrar os níveis de líquidos do corpo. Para isso, ele produz a urina, a qual é posteriormente eliminada. Ou seja, a nossa urina nada mais é do que uma forma do corpo se livrar de toda substância que seria prejudicial para ele. Portanto, a partir do momento em que ela sofre alguma mudança, significa que há algo de errado no cumprimento dessa atividade.

O que a urina com cheiro de enxofre significa?

A principio, além das substâncias que precisam ser eliminadas, a urina é composta basicamente por ácido úrico, água, sal, ureia e hidróxido de amônio. É esse conjunto de componentes que dão o cheiro característico dela, e que muitas vezes não é nem perceptível. Sendo assim, uma urina com cheiro de enxofre indica que há uma alteração considerável em sua composição.

De maneira geral, o odor de enxofre na urina costuma ser muito forte. E dependendo do caso, é muito provável que ela também esteja fora de sua coloração padrão, podendo estar mais escura que o normal, por exemplo. Dito isso, são muitos os fatores que deixam a urina com cheiro de enxofre. Dentre eles, os mais comuns costumam ser:

  • ISTs
  • Fenilcetonúria
  • Insuficiência renal
  • Problemas no metabolismo
  • Baixa ingestão de água
  • Descontrole da diabetes
  • Infecções urinárias
  • Doenças hepáticas

Ou seja, a urina com cheiro de enxofre pode ser sintoma de uma doença grave e, por isso, a busca pelo tratamento deve ser urgente.

Nunca deixe de consultar um médico

Tendo em mente que as causas da urina com cheiro de enxofre são diversas, é importante buscar o atendimento médico caso você demonstre esse sintoma. Apenas através do exame de urina e procedimentos médicos será possível diagnosticar a verdadeira causa. Inclusive, esse cuidado é necessário também pelo fato de que nem sempre a urina com cheiro de enxofre é sintoma de uma doença.

No caso, existem alguns suplementos que são capazes de causar esse tipo de alteração na urina, especialmente aqueles compostos por vitaminas do complexo B. O mesmo vale para alimentos como o aspargo, que possuem compostos cujo o metabolismo deixa a urina com cheiro de enxofre. Para essas situações, apenas suspender temporariamente o consumo desses produtos costuma ser o suficiente para solucionar o problema.

Procure sempre manter hábitos saudáveis para a saúde renal

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância que alguns cuidados possuem na saúde dos nossos rins. Aliás, o funcionamento deles depende quase que totalmente de uma boa hidratação. Logo, precisamos sempre ingerir bastante água no dia a dia. Ademais, alimentos ricos em sódio no geral devem ser consumidos com moderação, visto que o sódio é um dos compostos mais nocivos para o órgão. Tomando esses medidas, problemas como a urina com cheiro de enxofre, cálculos renais e similares podem ser melhor combatidos ou prevenidos.

Por fim, leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação