Leite faz mal para infecção urinária? Saiba o que comer e evitar

Entenda mais sobre os impactos que a alimentação possui nas infecções urinárias

Nem todo mundo sabe disso, mas a infecção urinária é um problema que sofre influência da nossa alimentação. Dependendo do que comemos no dia a dia,  sua recuperação pode ser dificultada ou facilitada. Sendo assim, por ser um alimento bastante básico da nossa dieta, venha com o SaúdeLab vai ensinar, entenda se tomar leite faz mal para infecção urinária, e saiba o que comer e evitar.

A princípio, para algumas pessoas, especialmente as mulheres, a infecção urinária é um problema relativamente recorrente. E dependendo do caso, elas podem ser extremamente dolorosas e incômodas, além de terem a chance de levar à problemas mais sérios. Logo, é muito importante que todos nós tomemos os cuidados necessários para evitar e combater essa doença, e conforme fora dito, isso inclui a nossa dieta.

Que tipo de alimento é ruim para infecção urinária?

De maneira geral, infecções são consequências de agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, que invadem o nosso organismo e se desenvolvem nele, causando incontáveis tipos de problemas. No caso da infecção urinária, ela ocorre quando bactérias se estabelecem no trato urinário. E essa situação costuma ocorrer com maior facilidade quando há algum problema na higiene pessoal, ou por causa de alguma baixa do sistema imunológico.

Sob esse ponto de vista, precisamos ter em mente que existem alimentos capazes de prejudicar o funcionamento ou efetividade do sistema imunológico. Ou seja, algumas comidas infelizmente aumentem o risco de infecções urinárias. Dito isso, confira a seguir alguns dos principais exemplos de alimentos desse tipo:

  • Carnes embutidas
  • Massas brancas
  • Bebidas com cafeína ou álcool
  • Doces, especialmente os industrializados

E o leite faz mal para infecção urinária?

À primeira vista, talvez o que passe a impressão de que o leite faz mal para infecção urinária é o fato de que ele possui gorduras em sua composição. Apesar disso realmente ser problemático em certas situações, não apresenta nenhuma relação com o risco ou melhora das infecções urinárias. Na verdade, acredita-se que ele na verdade pode até mesmo ajudar a tratá-la.

Conforme fora dito, alguns alimentos favorecem as infecções por prejudicar o sistema imunológico. Com isso, não podemos afirmar que o leite faz mal para infecção urinária pois ele é capaz de aumentar a nossa imunidade como um todo. A bebida não só possui vitaminas que beneficiam o sistema imunológico, como também apresenta compostos antimicrobianos, aumentando a eficiência dele.

Quais outros alimentos são bons para esse problema?

Tão importante quanto saber se o leite faz mal para infecção urinária é conhecer os alimentos que são aliados no combate dela. Como ele é considerado benéfico por causa de sua capacidade de aumentar a imunidade e ação antimicrobiana, comidas que possuem efeito similar obviamente serão vantajosas também. Por outro lado, como essa infecção ocorre especificamente no trato urinário, é importante mantermos ele funcionando.

Quanto mais ativo o nosso sistema renal for, mais urina produzimos e urinamos. Consequentemente, as bactérias que causam a infecção terão menos oportunidade ou condições de se estabelecerem, e acabam sendo eliminadas juntamente com a urina. Então em suma, os melhores alimentos para combater a infecção urinária são aqueles considerados diuréticos. Como exemplo deles, podemos citar:

  • Chás
  • Salsa
  • Cenoura
  • Cebola
  • Graviola
  • Aspargo
  • Pepino
  • Melancia

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação