“Vape de vitaminas” cigarro eletrônico para inalar vitaminas é proibido pela Anvisa

O cigarro eletrônico promete alta performance em atividades físicas

Estava sendo comercializado no Brasil um cigarro eletrônico que prometia aos consumidores que ao inalar vitaminas faria muito bem para saúde. Além disso, o aparelho promete alta performance na realização de atividades físicas. No entanto, não há comprovação que inalar vitaminas faz bem para saúde. Saiba mais com SaúdeLab sobre a proibição feita pela Anvisa do vape de vitaminas.

Vape de vitaminas foi proibido pela Anvisa

O cigarro eletrônico foi proibido pela Anvisa por precaução, visto que não há nenhum tipo de dado científico que comprove que ele cumpre o que o produto promete.

O vape de vitaminas é um cigarro eletrônico que vem chamando atenção nas redes, uma vez que ele promete alta performance e benefícios para a saúde. Contudo, a pessoa tem que supostamente inalar vitaminas, hormônios e produtos naturais.

A princípio, a publicidade do vape vitaminas é apresentada principalmente nas redes sociais, onde ele viralizou. Contudo, o portal G1 procurou especialistas como pneumologistas e cientistas que afirmam que não existe comprovação de que estes dispositivos fazem bem para a saúde.

Ao contrário, ele gera riscos para a saúde. Saiba que não há evidências científicas que comprove que inalar vitaminas é a melhor maneira de absorver as substâncias. Além disso, o vape vitaminas não é clinicamente comprovado e testado para essa finalidade.

Sobretudo, sem testes não tem como saber se de fato esse aparelho funciona. Sendo assim, fica complicado saber se realmente a pessoa vai conseguir absorver pelo organismo os aminoácidos, hormônios e produtos naturais na composição.

Veja também: Saiba identificar quando uma atividade manual passa a ser prejudicial

Risco para Saúde

O Health vapes é cigarro eletrônico que é simplesmente um cigarro, que faz mau de qualquer forma, simplesmente pelo fato de você ter que fumar. Ou seja, ele causa lesões pulmonares e outras doenças, assim como o cigarro comum.

Deste modo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a comercialização do produto, e a propaganda, do vape de vitaminas. No entanto, mesmo diante da proibição, este produto ainda é encontrado na internet em tabacarias vendidas como suplemento.

Ademais, o cigarro eletrônico ele tem um formato parecido como uma caneta, e no vídeo que viralizou, a modelo fuma o vape de vitaminas e afirma que o produto não contém nicotina. Prometendo que por conta disso não causa dependência, pois ele é feito de concentrados de vitaminas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) não há evidências científicas sobre a comprovação que inalar vitaminas por meio do aparelho eletrônico faz bem para saúde. Ademais, eles ressaltam que o cigarro eletrônico não é composto apenas de “vapor de água”.

Leia também: Quanto tempo dura a endoscopia? Entenda mais sobre o exame

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação