Veja 6 atividades que podem ser estimuladas nos idosos para manter e até melhorar a cognição

Entenda o quanto as atividades podem ser fundamentais para a mente

Quando a idade chega é fundamental que os idosos façam exercícios no dia a dia. Bem como, é importante estimular a mente, que vai deixando de funcionar como antes com o passar dos dias. Contudo, veja 6 atividades que podem ser estimuladas nos idosos para manter a cognição. Hoje, o Blog SaúdeLab preparou essas dicas que podem ajudar os idosos.

Se você sente que o seu pai, mãe ou avô estão precisando de estímulo, veio ao lugar certo. Confira abaixo e não deixe de anotar as dicas valiosas do dia.

Veja tambémConfira agora 10 alimentos baratos que bombam sua imunidade…

Estimulando os idosos: caminhada em grupo

A princípio, a caminhada além de ser uma excelente atividade física, pode ser uma ótima atividade lúdica para idosos. Junto com amigos, familiares ou até outros grupos de idosos, as pessoas podem socializar enquanto caminham, conhecer novas pessoas e novos lugares, além de poder sair de casa em maior segurança.

Contudo, as atividades ao ar livre ainda são essenciais para a absorção de vitamina D pelos raios solares, essencial para o fortalecimento dos ossos.

Jogos cognitivos são ótimos aliados

De antemão, uma das melhores maneiras de treinar a memória e manter o cérebro em forma é a partir dos jogos cognitivos. Logo, quebra-cabeças, palavras cruzadas, sudoku, jogo da memória ou até mesmo o xadrez são ótimas opções.

Além de exercitar a mente, essas atividades ainda são uma boa oportunidade para reunir a família e criar bons momentos de carinho, essenciais para que o idoso se sinta acolhido. Essas ações podem parecer muito simples, mas os benefícios do lazer na terceira idade são inúmeros e fazem toda a diferença para a qualidade de vida nessa fase da vida.

Veja 6 atividades que podem ser estimuladas nos idosos para manter e até melhorar a cognição
Jogos cognitivos são ótimos aliados | Foto: Freepik

Contar histórias para idosos

Quem nunca teve um avô ou um familiar mais velho que adora contar casos e histórias? Contar histórias para idosos pode ser feita de duas formas: uma pessoa conta história para vários idosos ou, ainda melhor, os próprios idosos são convidados a contarem suas histórias.

Em síntese, essa atividade incentiva a criatividade, estimula a memória, aumenta a autoestima e é um momento divertido para todos.

Leitura trabalha memória e muito!

Por fim, ler é um hábito muitas vezes deixado de lado, mas a leitura pode exercer papel fundamental no estímulo da memória em idosos. Essa atividade vai demandar o foco total do idoso, que vai precisar processar todas as informações para compreender o contexto. Isso ajuda a trabalhar a memória de curto e de longo prazo, além de estimular a retenção de novos dados.

E aí, gostou dessa matéria? Aproveite e leia tambémAlimentos Que Rejuvenescem E Não Podem Faltar Na Alimentação Diária, Confira Os…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação