Book Appointment Now
Veja agora como saber se o ovo está bom para consumo sem quebrá-lo
A princípio, é sempre bom verificar a integridade dos alimentos antes de consumi-los. Dependendo da exposição e procedência deles, talvez ele não esteja em bom estado. Sob esse ponto de vista, o ovo é um dos alimentos que precisa de bastante atenção antes de prepará-lo. Com isso, o SaúdeLab vai te ensinar alguns métodos para saber se o ovo está bom para consumo ou não.
De antemão, por mais que o ovo tenha uma casca protetora, ele também é suscetível a contaminações, além de deteriorar como outros alimentos. Logo, é muito importante verificar o estado dele antes de usá-lo. Felizmente, existem técnicas simples e efetivas para fazer essa checagem e você nunca mais vai estragar sua receitas.
Importância de verificar o estado do ovo
De maneira geral, muitos não sabem, mas com o passar do tempo, o ovo vai envelhecendo. Nesse processo, sua composição se torna mais alcalina, favorecendo a contaminação e proliferação de microrganismos. Tal fenômeno é responsável pelo apodrecimento do ovo, que torna ele prejudicial para a saúde e, consequentemente, impróprio para o consumo.
A primeira vista, você talvez já tenha o costume de quebrar o ovo em um recipiente antes de utilizá-lo. Esse método é de fato útil durante o preparo de receitas, pois dessa forma você não corre o risco de adicionar um ovo podre diretamente na comida. Contudo, existem formas mais práticas de fazer essa prevenção. Ademais, mesmo que você pegue os ovos mais frescos no mercado, eles ainda podem estar em mau estado.
Água ajuda a descobrir se o ovo é bom para consumo
Talvez você já conheça esse método, porém, se esse não for o caso, é muito importante ficar por dentro. Ele é muito praticado por conta de sua praticidade e eficiência. Para realizar o processo, basta ter uma vasilha, ou até mesmo um copo, com água fria dentro.
Primeiramente, encha o recipiente com a água fria até que chegue em uma altura equivalente a de dois ovos. Feito isso, apenas coloque o ovo livremente dentro da água. Se for um ovo fresco e bom para consumo, ele irá afundar sem dificuldade. Caso seja um ovo velho, mas que ainda pode ser consumido, ele tende a ficar na metade da altura. Por fim, se o ovo flutuar, significa que ele não está bom para consumo e precisa ser descartado.
Métodos alternativos igualmente eficientes
Além da água, a luz também pode ser uma aliada para verificar se o ovo está bom para consumo ou não. Para isso, você apenas precisar colocar um luz, como a da lanterna de celular, sob a casca do ovo. Se ele ficar bem claro e iluminado, ele pode ser consumido. Se apresentar um mancha escura, ele estará velho, mas consumível. Contudo, se ele ficar totalmente escuro, significa que ele estará podre.
Por fim, existe mais um método que pode te ajudar a descobrir o estado do ovo. Este é talvez o mais simples de todos, pois não necessita de ferramenta alguma. Para fazer o procedimento, você só precisa chacoalhar ele próximo ao seu ouvido. Um ovo que está bom para consumo não irá realizar nenhum som, enquanto o ovo podre irá emitir alguma barulho.