Você sabe como higienizar corretamente sua garrafinha de água?

A princípio, beber água é uma das necessidades do nosso organismo. Tão grande é a necessidade que o ideal é consumir 2 litros da bebida diariamente. Contudo, ao usar uma garrafinha de água para armazenamento, passa a haver uma necessidade de limpeza também. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como higienizar corretamente a sua garrafinha de água.

Sem dúvidas, é muito importante beber água com frequência, para ajudar o organismo na manutenção da saúde. Contudo, ao utilizar uma garrafinha de água mal higienizada, você pode estar comprometendo essa ajuda e, possivelmente, causar danos a saúde.

Como fazer uma higienização eficiente

De antemão, a boca é uma parte do corpo que acumula muitas substâncias e resíduos, que por sua vez são capazes de estimular a proliferação de bactérias e outros microrganismos. Logo, uma garrinha de água, por ser um objeto que tem contato direto e frequente com a boca, acaba se tornando um ambiente propício para microrganismos. Felizmente, para combatê-los, basta usar os produtos e técnicas corretas.

Para a limpeza da garrafa, é necessário usar água, detergente neutro e álcool, sendo o último opcional. Comece colocando um pouco de detergente e água dentro da garrafa. Com o auxílio de uma escova apropriada, esfregue bem o interior dela, especialmente o gargalo e tampa. Feito isso, basta enxaguar até que todo o sabão seja removido, e deixar secando em local arejado. Se quiser, você pode borrifar um pouco de álcool no exterior.

Limpeza reforçada da garrafinha de água

Antes de mais nada, o método citado acima já é o ideal para manter a garrafa limpa, e deve ser feito diariamente. Por outro lado, existe uma forma de reforçar essa higienização. Nesse outro método, é utilizado água sanitária ao invés do detergente e do álcool. Por ela ser um produto mais pesado, esse método só pode ser feito uma vez por semana.

Primeiramente, o para fazer essa limpeza reforçada, você precisa misturar 1 colher de água sanitária em 1 litro de água. Feito isso, a garrafa precisa permanecer de molho nessa solução por aproximadamente 20 minutos. Passado esse tempo, a garrafinha de água é retirada e lavada de acordo com o método anterior.

limpar a garrafinha de água?
A garrafinha de água é um item que precisa de limpezas periódicas. Foto: Pixabay

Dicas para conservar a limpeza e o estado da garrafa

Conforme já fora dito, por causa do contato com a boca, a garrafinha de água pode se tornar um ambiente para proliferação de organismos. Logo, além da limpeza dela ser um hábito importante, também é preciso fazer com que ela seja de uso pessoal, sem compartilhar com outras pessoas. Caso o contrário, ela ficara ainda mais expostas a condições ruins, e permitira possíveis contaminações entre as pessoas que usam.

Por serem mais baratas e acessíveis, muitas pessoas acabam optando pelas garrafas plásticas. Nesse caso, ao efetuar a limpeza, não utilize água quente, pois isso pode fazer com que o plástico libere substâncias tóxicas. Ademais, se a garrafa de água for do tipo descartável, não é ideal usar ela por muito tempo, novamente por conta das qualidades do material.

E a última dica do dia é não compartilhar seus itens pessoais, sobretudo sua garrafa de água. Seja prudente e evite contrair doenças.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915