Compartilhar toalhas é perigoso? Saiba os riscos envolvidos

Mesmo entre pessoas da mesma família, o compartilhamento de toalhas pode ser extremamente perigoso. Confira!

Um hábito muito comum entre casais, famílias ou mesmo entre amigos é o compartilhamento de roupas e tecidos de banho. Porém, essa prática é condenada por diversos especialistas. Assim, veja hoje no SaúdeLAB os motivos pelos quais compartilhar toalhas se torna perigoso.

Além disso, existem alguns cuidados essenciais que devem ser tomados em relação ao uso de toalhas. Desse modo, veja também a forma correta de cuidar delas e saiba se prevenir de doenças e outros problemas relacionados à má higiene desses itens. Confira!

Veja também: Confira agora 10 alimentos baratos que bombam sua imunidade…

Qual o problema em compartilhar toalhas? Veja o alerta dos especialistas

Compartilhar toalhas pode parecer um ato inocente. Porém, segundo médicos especialistas, esse costume esconde um grande problema: compartilhar esses itens também significa compartilhar bactérias, fungos e até vírus com outras pessoas.

Isso acontece porque o tecido úmido das toalhas é um local perfeito para a proliferação desses organismos. E o perigo aumenta se o item em questão for uma toalha de rosto, que passa de mão em mão frequentemente, por exemplo.

Nesse sentido, os cientistas salientam que as toalhas acabam acumulando fluidos salivares, epidérmicos, urinários e anais.

Estes, por sua vez, são transmitidos para a pele e mucosas de outras pessoas, quando as toalhas são compartilhadas.

Desse modo, inúmeras doenças podem ser transmitidas através desse ato, até as sexualmente transmissíveis, como o HPV.

Veja como cuidar corretamente das suas toalhas

Não compartilhe!

Assim, é recomendado que cada pessoa da família tenha a sua própria toalha. Estas, por sua vez, não devem ser compartilhadas. No caso de bebês, o perigo ainda é maior, pois os pais podem transmitir diversos microrganismos ao corpo frágil destes. Por isso, até as crianças de colo devem ter suas próprias toalhas.

Atenção para a frequência das lavagens

Deixar as toalhas sem lavar durante muito tempo é uma porta aberta para a proliferação de doenças. Assim, o indicado é que as toalhas de banho sejam lavadas semanalmente, e as de rosto a cada 3 dias.

Além disso, caso haja alguém doente na família, suas toalhas devem ser lavadas a cada 2 dias.

Não deixe as toalhas no banheiro

Um erro comum de muitas pessoas é deixar a toalha úmida no banheiro, e esperar que ela seque ali. Segundo médicos, o banheiro é um ambiente úmido e suscetível à proliferação de microrganismos, que encontram nas toalhas um local perfeito para se desenvolver.

Assim, o mais higiênico é estender as toalhas sob o sol ou deixá-las secando em um ambiente quente e arejado.

Não use toalhas úmidas

Outro erro como é usar toalhas úmidas para se secar. Na verdade, essa é a forma mais fácil pela qual os fungos se espalham pelo corpo. Nesse sentido, tais organismos podem se espalhar pelos órgãos genitais, causando doenças como micoses e até candidíase.

Por isso, evite compartilhar toalhas e aproveite essas dicas para manter a sua saúde bem protegida!

E aí, gostou dessa matéria? Aproveite e leia também: Alimentos Que Rejuvenescem E Não Podem Faltar Na Alimentação Diária, Confira Os…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação