Queridinho de quem frequenta a academia, o agachamento é uma das atividades físicas que mais concedem benefícios ao corpo. Isso porque além de fortalecer as pernas e glúteos, esse treino é capaz de auxiliar o desenvolvimento de diversas partes da musculatura. Assim, confira hoje no SaúdeLab quais são os 10 principais ganhos que você pode obter com ele.
Antes de tudo, entretanto, é necessário informar que essa é uma atividade que deve ser realizada com acompanhamento profissional. Desse modo, você evita riscos ou danos à sua musculatura, decorrentes de esforços mal direcionados. Portanto, veja agora a forma correta de realizar o agachamento e confira como o seu corpo se beneficia com isso!
Veja também: Quais os problemas de se fazer atividade física estando doente?
Saiba como praticar o agachamento e veja os 10 principais benefícios da atividade para o seu corpo
Existem diversas formas de se praticar o agachamento. Porém, é importante que você saiba que essa é uma atividade que pode ser realizada diariamente apenas por quem já possui um condicionamento físico bem trabalhado. Assim, na maioria dos casos, o recomendado é que a prática de agachar seja feita 3 vezes por semana, a fim de que os músculos possam relaxar.
Dito isso, você pode praticar o agachamento simples, ficando em pé e deixando os pés na linha dos ombros. Em seguida, desça os glúteos flexionando os joelhos, sempre com a coluna ereta. Depois, retorne para a posição inicial assim que os glúteos alcançarem a linha dos joelhos.
Da mesma forma, para quem tem mais prática, essa atividade pode ser feita segurando pesos ou alteres, em séries e no peso indicado por um profissional.


Benefícios do agachamento
Se você decidiu aderir ao agachamento como atividade física, veja os benefícios que seu corpo ganha com a prática cotidiana:
- Fortalecimento e hipertrofia das coxas e glúteos
- Fortalecimento dos músculos abdominais e das costas
- Melhora do condicionamento físico
- Diminuição do risco de lesões
- Auxílio na perda de peso
- Aumento da força física e da resistência corporal
- Melhora da mobilidade e agilidade
- Auxílio na redução de dores nas costas e joelhos
- Estabilização do corpo
- Tonificação dos contornos corporais
Assim, o agachamento é uma atividade que acaba favorecendo a forma física. Nesse sentido, ele atua principalmente no trabalho e na definição dos músculos da coxa, do quadril e dos glúteos, fortalecendo também a ossatura dessas regiões, além de agir prevenindo desgastes nos ligamentos e tendões.
Entretanto, caso vá realizar a atividade em casa, procure estudar os movimentos corretos e, se possível, busque ajuda de um profissional. Da mesma maneira, utilize roupas confortáveis e use sempre um bom tênis, de modelos apropriados para a atividade em questão.
Fazendo isso, você garantirá um bom treino, e, consequentemente, seu agachamento lhe trará bons resultados em pouco tempo!
E aí, gostou dessa matéria? Aproveite e leia também: Chips de coco: veja como preparar o petisco perfeito que dá água na boca
Discussion about this post