Agachamento Sumô: aprenda como fazer corretamente e previna-se contra lesões

O agachamento sumô é bastante comum em treinos musculares para os membros inferiores. Afinal, ele trabalha diferentes músculos, assim como pode ser um aliado para a boa postura. Seu nome peculiar decorre da posição em que os pés permanecem durante a execução do exercício. Para saber mais sobre ele, sua correta execução e como praticá-lo, acompanhe o SaúdeLab e saiba mais!

Agachamento sumô: origem, benefícios, como começar a praticar

Este tipo de agachamento, do modo como é feito hoje, foi apresentado pelo inglês Eugene Shadow na publicação “Shadow’s System of Physical Culture”. O nome se origina da tradicional posição adotada por lutadores de sumô durante lutas da modalidade.

Para começar a praticar esse tipo de agachamento, tenha muito cuidado em relação à postura correta! Mantenha as costas eretas. É possível incliná-las para frente, especialmente quando há o uso de halteres. Além disso, mantenha as pernas afastadas, sem exageros. Os pés devem ultrapassar apenas um pouco os ombros (ou quadris).

Quanto à posição dos pés, não os deixe inteiramente voltados à lateral, mas em posição de 45°, na diagonal. Por fim, mantenha o abdômen contraído durante a execução; com isso, você terá mais estabilidade e protegerá a lombar.

Leia mais: Quantas calorias perdem fazer 10 agachamentos? Confira estudo científico

Qual a diferença entre o agachamento normal e sumô?

Existem duas principais diferenças entre os modelos de agachamento: a postura dos pés e o afastamento entre eles. No normal, os pés ficam menos afastados e se posicionam para a frente. Por outro lado, no sumô há um afastamento maior e os dedos dos pés ficam voltados para a diagonal, em 45°.

Agachamento Sumô.
Agachamento Sumô. Foto: Canva PRO

Qual músculo é trabalhado no agachamento sumô?

São vários músculos que são exercitados durante a execução deste exercício. São eles:

  • Quadríceps: corresponde à parte da frente das coxas;
  • Adutores: músculos da parte interna das coxas;
  • Glúteo.

Agachamento sumô com ou sem halteres, qual a diferença?

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à necessidade de uso de halteres (pesos) durante a execução de exercícios. Aliás, é comum que acreditem que a ausência deles fará com que as atividades não tenham a mesma eficácia. Mas será que isso é verdade?

Não necessariamente. Afinal, o exercício sem o uso de halteres, apenas com o uso do peso do próprio corpo, permite a tonificação muscular. Contudo, quando há a adição dos halteres, os músculos precisam suportar maior carga, de modo que também realiza maior contração e, consequentemente, gera maior desenvolvimento.

Todavia, cuidado! Somente adicione os halteres ao agachamento sumô após a familiarização com o movimento. Portanto, preferencialmente faça os treinos, inicialmente, sem o uso dos pesos. Assim, dê tempo ao tempo e evite lesões.

Agachamento Sumô.
Agachamento Sumô. Foto? Canva PRO

Como evitar acidentes e lesões

Por fim, é importante ressaltar que assim como ocorre em outros tipos de exercícios físicos, os agachamentos também podem causar lesões. Especialmente aos joelhos, músculos das coxas e à coluna. Por isso, é importante prezar pela execução correta de cada um dos movimentos.

Ao fazer o agachamento sumô, é importante que você posicione corretamente os pés. Também, que mantenha o peito aberto e a coluna ereta. É possível inclinar a coluna, um pouco, à frente; porém, nada de exageros. Ainda, é importante contrair o abdômen durante a prática, pois isso o fortalece, protege a lombar e garante a postura correta, bem como a estabilidade.

Continue a leitura: 10 benefícios de se praticar o agachamento todos os dias

Compartilhe seu amor
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

Artigos: 80