10 motivos para começar a praticar a prancha todos os dias

A prática de exercícios físicos é um hábito importante para manter sua saúde em dia. Para isso, existem uma série de atividades que ajudam com esse aspecto. Hoje em dia, as academias oferecem diversos tipos de aparelhos e modalidades de exercícios com grau de dificuldade baixa. E hoje, o Blog Saúde Lab traz 10 motivos para começar a praticar a prancha todos os dias.

No entanto, dentro deste mundo de opções, também existem aqueles que preferem se exercitar em casa. Para esses ela é uma ótima opção, pois não necessita de aparelhos, além disso, é possível fazê-lo rapidamente e traz ótimos resultados na performance corporal.

Entenda quais são as vantagens desse exercício e porque ele está de tornando cada vez mais popular. Confira abaixo a lista e aprenda a praticá-lo no seu dia-a-dia.

Praticar prancha em casa ou na academia: veja os benefícios

1. Melhora a postura

Em primeiro lugar, a prancha ajuda a melhorar a postura. Por ser um exercício que exige que o corpo esteja reto, sua repetição é capaz de alinhar os músculos da costas, por exemplo.

2. Fortalece a musculação

A prancha consegue trabalhar uma parte muito importante do corpo: o core. Esse exercício fortalece diretamente essa região do abdômen e da coluna, aumentando consequentemente a força dos seus músculos.

3. Aumenta o nível de equilíbrio

Por ser um exercício que exige que fique estático em uma mesma posição durante certo tempo, a prancha também te ajudará a melhorar seu equilíbrio, trazendo como resultado mais estabilidade para seu corpo.

4. Acelera o metabolismo

Também pelo fato de ser um exercício isométrico, isso é que exige que fique parado, ele auxilia no metabolismo, acelerando o processo e fazendo com que queime calorias mais rápido.

5. Praticar a prancha diminui o risco de lesões

Por conta do fortalecimento do core, a prancha diminuirá o risco de lesões. Com o fortalecimento desta parte do corpo, o exercício evita o aparecimento de problemas na coluna, por exemplo, como hérnias de disco.

6. Aumenta sua flexibilidade

Seguindo a mesma linha do equilíbrio, a prancha exige que permaneça com o corpo esticado, o que consequentemente aumenta seu nível de flexibilidade.

7. Reduz o estresse

O exercício tem efeito no sistema nervoso, promovendo uma sensação de relaxamento por meio do alongamento provocado durante a atividade.

8. Traz benefícios mentais

Auxiliando na liberação de hormônios que promovem o bem estar, a prancha traz uma série de benefícios mentais, como por exemplo alívio da ansiedade e outros.

9. Melhora a coordenação motora

Como uma atividade de repetição, a praticar a prancha também ajuda na coordenação motora, pois treina o seu corpo a aguentar um certo tempo naquela mesma posição, o que aos poucos diminui a dificuldade de executar certos movimentos de forma coordenada.

10. Praticar a prancha alivia as dores

Por último, a prancha também é capaz de contribuir para o alívio das dores. Como resultado, o exercício auxilia na produção de hormônios, que por sua vez, aumentam a disposição e bem estar. Consequentemente, o corpo processa melhor os desconfortos e dores locais no pós treino.

Quer saber mais dicas que dão resultados para um corpo mais saudável? Clica aqui!

Compartilhe este conteúdo
Avatar photo
Daniela Marinho

Daniela Marinho é produtora de conteúdo web há mais de seis anos e editora de receitas do SaúdeLAB. Diagnosticada com diabetes tipo 1 desde a infância, desenvolveu uma relação próxima com a alimentação equilibrada e aplica essa experiência na criação de receitas saudáveis, práticas e saborosas, voltadas ao bem-estar e à consciência alimentar.

VIRE A CHAVE PARA EMAGRECER

INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS