Como funciona a memória muscular?

Fique por dentro dos conceitos de memória muscular

Primeiramente, para começar a malhar e se exercitar, basta ficar por dentro de treinos e atividades físicas que são melhores para seu corpo. Por outro lado, pode ser que, ao compreender certos conceitos a respeito do organismo, como a memória muscular, a atividade física se torne mais proveitosa. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar como funciona a memória muscular

Com a crescente popularidade do mundo fitness, as pessoas têm se interessado cada vez mais em praticar exercícios. Ao mesmo tempo, a busca por conhecimentos que gerem um treino melhor, também aumentam. Logo, entender o que é a memória muscular pode te ajudar a compreender melhor o seu corpo e, consequentemente, te ajudar nos treinos. 

O que é a memória muscular?

A princípio, o termo memória muscular pode parecer confuso. Porém, ele se refere a capacidade das células dos músculos, em conjunto com o nosso cérebro, de guardar certos aspectos. Ao aderir a uma nova prática de exercícios, dependendo da atividade e frequência dela, o nosso cérebro cria um percurso, como se estivesse mapeando essas atividades.

Este mapeamento permite que, no futuro, ao praticar esses exercícios, você consiga realizá-los sem muita resistência. Ou seja, esse fenômeno permite que nós retornemos à fazer uma atividade mesmo depois de um tempo sem praticá-la. Contudo, para desenvolver esse fenômeno, existem certos cuidados e hábitos a serem tomados.

memória muscular
Entenda o que é a memória muscular e como ela funciona. Foto: Pexels

Como fazer para desenvolver a memória muscular?

Assim como muitos outros fenômenos do nosso organismo, a memória muscular precisa de estímulos. Como ela é responsável por guardar uma rotina de exercícios, para que o corpo se lembre e se adapte a ela no futuro, então é preciso fazer com que sua rotina possibilite isso.

Se seu corpo ficar muito acostumado com sedentarismo, não é possível desenvolvê-la. Assim, confira aqui 10 benefícios de se praticar o agachamento todos os dias.

Logo, para desenvolver essas possibilidades, é preciso manter uma boa rotina de exercícios, que se concilie com seus objetivos. Sob esse mesmo ponto de vista, você precisa apresentar bastante dedicação a essa rotina. Assim, tente manter uma constância nos exercícios, e aplicar uma grande variedade de exercícios para que todas as fibras dos seus músculos recebam estímulos.

 memória muscular
Compreender a memória muscular é uma forma de se inteirar sobre exercícios. Foto: Pexels

Por fim, qual a importância?

Primeiramente, além de ajudar no momento de retomada de atividades físicas, a memória muscular também proporciona a ativação de células inativas dos músculos. Dessa forma, é possível retornar com a prática de exercícios físicos sem ter que se esforçar muito, podendo estabelecer metas maiores, e com menor risco de se lesionar durante os treinos.

Por fim, ela não recorda apenas dos exercícios em si, visto que os núcleos celulares também registram os ganhos das atividades físicas. Dessa forma, ao parar de praticar exercícios por um tempo, ocorre a perda de massa muscular, através do encolhimento das células. Esse efeito permite que os músculos cresçam rapidamente ao voltar com os treinos. Ademais amplie seus conhecimentos e conheça os aplicativos que te ajudam a emagrecer.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação