10 motivos para começar a praticar a prancha todos os dias

A prática de exercícios físicos é um hábito importante para manter sua saúde em dia. Para isso, existem uma série de atividades que ajudam com esse aspecto. Hoje em dia, as academias oferecem diversos tipos de aparelhos e modalidades de exercícios com grau de dificuldade baixa. E hoje, o Blog Saúde Lab traz 10 motivos para começar a praticar a prancha todos os dias.

No entanto, dentro deste mundo de opções, também existem aqueles que preferem se exercitar em casa. Para esses ela é uma ótima opção, pois não necessita de aparelhos, além disso, é possível fazê-lo rapidamente e traz ótimos resultados na performance corporal.

Entenda quais são as vantagens desse exercício e porque ele está de tornando cada vez mais popular. Confira abaixo a lista e aprenda a praticá-lo no seu dia-a-dia.

Praticar prancha em casa ou na academia: veja os benefícios

1. Melhora a postura

Em primeiro lugar, a prancha ajuda a melhorar a postura. Por ser um exercício que exige que o corpo esteja reto, sua repetição é capaz de alinhar os músculos da costas, por exemplo.

2. Fortalece a musculação

A prancha consegue trabalhar uma parte muito importante do corpo: o core. Esse exercício fortalece diretamente essa região do abdômen e da coluna, aumentando consequentemente a força dos seus músculos.

3. Aumenta o nível de equilíbrio

Por ser um exercício que exige que fique estático em uma mesma posição durante certo tempo, a prancha também te ajudará a melhorar seu equilíbrio, trazendo como resultado mais estabilidade para seu corpo.

4. Acelera o metabolismo

Também pelo fato de ser um exercício isométrico, isso é que exige que fique parado, ele auxilia no metabolismo, acelerando o processo e fazendo com que queime calorias mais rápido.

5. Praticar a prancha diminui o risco de lesões

Por conta do fortalecimento do core, a prancha diminuirá o risco de lesões. Com o fortalecimento desta parte do corpo, o exercício evita o aparecimento de problemas na coluna, por exemplo, como hérnias de disco.

6. Aumenta sua flexibilidade

Seguindo a mesma linha do equilíbrio, a prancha exige que permaneça com o corpo esticado, o que consequentemente aumenta seu nível de flexibilidade.

7. Reduz o estresse

O exercício tem efeito no sistema nervoso, promovendo uma sensação de relaxamento por meio do alongamento provocado durante a atividade.

8. Traz benefícios mentais

Auxiliando na liberação de hormônios que promovem o bem estar, a prancha traz uma série de benefícios mentais, como por exemplo alívio da ansiedade e outros.

9. Melhora a coordenação motora

Como uma atividade de repetição, a praticar a prancha também ajuda na coordenação motora, pois treina o seu corpo a aguentar um certo tempo naquela mesma posição, o que aos poucos diminui a dificuldade de executar certos movimentos de forma coordenada.

10. Praticar a prancha alivia as dores

Por último, a prancha também é capaz de contribuir para o alívio das dores. Como resultado, o exercício auxilia na produção de hormônios, que por sua vez, aumentam a disposição e bem estar. Consequentemente, o corpo processa melhor os desconfortos e dores locais no pós treino.

Quer saber mais dicas que dão resultados para um corpo mais saudável? Clica aqui!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação