Chá de louro com limão: 15 principais benefícios para começar a tomar já

Benefícios do chá de louro com limão – Na cozinha, o louro é um tempero que não agrada a todos os gostos. Mas se tem algo que não podemos negar  a respeito dele é que ele apresenta propriedades muito interessantes para o organismo, as quais são potencializadas se ele for usado para fazer um chá com limão.

Sendo assim, venha com o SaúdeLab e conheça os 15 principais benefícios do chá de louro com limão para a nossa saúde.

Quem já tem o costume de beber chás sabe que existem diferentes formas de incrementar o sabor delas. Uma delas é através da adição do mel, que confere um sabor mais doce a bebida. E outra bastante e comum é a adoção do limão.

O sabor amargo e azedo dele complementam muito bem o sabor de algumas ervas. Mas o mais importante é que tanto o sabor quanto as propriedades do chá são aprimorados através dessa fruta.

15 benefícios do chá de louro com limão para a saúde

A princípio, enquanto o louro é apresenta propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e digestivas, o limão é conhecido por ser um potente antioxidante, fonte de fibras, vitaminas e muitas outras substâncias.

Combinando a composição nutricional desses dois ingredientes através de um chá, podemos obter uma bebida extremamente proveitosa. Sob esse ponto de vista, veja a seguir alguns dos principais benefícios do chá de louro com limão:

  • Alivia e ameniza dores generalizadas
  • Promove a saúde e beleza da pele
  • Ajuda a manter o corpo mais relaxado
  • Previne o desenvolvimento de acne
  • É capaz de combater microrganismos
  • Auxilia no processo de emagrecimento
  • Inibe o desenvolvimento de tumores
  • Melhora a controle da pressão arterial
  • Promove uma melhor cognição mental
  • Previne o desenvolvimento de cálculos renais
  • Mantém a diabetes sob melhor controle
  • Combate a constipação intestinal
  • Regula os níveis de colesterol do corpo
  • Reforça as proteções do estômago
  • Favorece a saúde respiratória

Passo a passo para preparar o chá em casa

  1. Primeiramente, em uma panela sob o fogo alto, acrescente 200ml de água.
  2. Quando a água estiver levantando fervura, coloque também dez folhas de louro.
  3. Feito isso, mantenha a panela tampada e deixe as folhas fazerem a infusão por cerca de 3 minutos.
  4. Passado o tempo, desligue o fogo e coe a água da panela em um copo.
  5. Por fim, com o chá de louro em um copo, acrescente nela o suco de meio limão e misture para incorporar tudo.
  6. Se quiser, você pode cortar a outra metade do limão em rodelas para decorar a bebida e, antes de colocar a água na panela, caramelizar um pouco de açúcar.

Consumo o chá de louro com limão com bastante moderação

Por fim, agora que você sabe mais sobre os benefícios do chá de louro com limão e aprender a como fazer ele, resta apenas começar a incluir ele na sua dieta do dia a dia. Entretanto, não podemos deixar de salientar que, para garantir a sua segurança, essa inclusão deve ser feita com muita moderação. Ou seja, procure consumir apenas uma xícara por dia do chá, e não por períodos muito longos de tempo.

Pode tomar chá de louro com limão à noite?

Tomar chá de louro com limão à noite pode ser uma opção saudável e reconfortante, desde que feito com moderação. Ambos os ingredientes têm propriedades benéficas para a saúde, mas é importante entender como eles podem afetar o organismo durante a noite.

Primeiramente, o chá de louro é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e digestivas. Então, pode ajudar na redução de gases e indigestão, o que pode ser útil após uma refeição noturna. Além disso, o louro possui um aroma agradável que pode promover relaxamento.

O limão, por sua vez, é uma excelente fonte de vitamina C e antioxidantes, que podem fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na digestão. No entanto, o limão é ácido, e algumas pessoas podem ser sensíveis a alimentos ácidos à noite, o que poderia causar azia ou desconforto.

Portanto, se você deseja tomar chá de louro com limão à noite, certifique-se de não exagerar na quantidade de limão, para evitar problemas digestivos. Além disso, evite consumir o chá muito próximo da hora de dormir, pois a ingestão de líquidos em excesso antes de dormir pode levar a despertares noturnos para urinar.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915