Neurologista lista 5 coisas gratuitas para melhorar sua saúde mental

Começo de mês é sempre um bom momento para se reorganizar. E isso não vale só para as tarefas e metas, mas também para o que realmente importa: o nosso bem-estar.

Que tal aproveitar esse novo ciclo para cuidar da sua saúde mental com atitudes simples e totalmente gratuitas?

A seguir, compartilho cinco práticas que ajudam a colocar a mente e o corpo em equilíbrio; sem custo, sem fórmulas mágicas e sem precisar sair de casa.

Melhore sua saúde mental

Vamos de dicas práticas para fazer os dias valerem a pena, não só no sentido de produtividade, mas também de bem-estar e equilíbrio emocional.

1. Foca no que é seu

Por causa das redes sociais, a gente tem uma tendência a se comparar com vidas que não são nossas, objetivos que não são nossos e coisas que a gente nunca nem quis — e, de repente, se vê desejando.

Primeiro ponto: foca no que é seu.

2. Coloca pra fora

Ainda que você seja uma pessoa mais introvertida, é muito importante conseguir expressar as suas emoções. Elas não foram feitas para serem controladas.

Emoções foram feitas para serem entendidas, sentidas e vividas.

Escreva, grave um áudio para você no WhatsApp (ainda que ninguém nunca ouça), mas coloque as suas emoções para fora. Isso é essencial para cuidar da saúde mental.

3. Respira

Lembra que o nosso maior controle sobre o cérebro está no nosso nariz.

Pausa para a respiração: hoje, se eu te pedir para controlar a sua pressão arterial, voluntariamente você não consegue. Se eu te pedir para controlar a temperatura do seu corpo, também não.

Mas se eu te pedir para controlar a sua respiração, você consegue; e isso tem um poder enorme, fisiológico, sobre o corpo e o cérebro.

4. Movimente-se

Corpo em movimento é igual a mente silenciada.

Mover-se é uma das formas mais simples e eficazes de cuidar da saúde mental. Caminhar, dançar, alongar…qualquer movimento conta.

5. Reduza os estímulos

E, falando em mente silenciada, o quinto ponto é: reduza os estímulos por períodos breves ao longo do dia.

Os seus sentidos estão captando estímulos o tempo todo — inclusive a sua visão.

Então, reserve alguns minutos para fazer uma pausa de olhos fechados e reduzir o estímulo visual, enquanto pratica um exercício respiratório, por exemplo.

Produtividade com saúde mental em dia

No final das contas, tudo isso vai resultar em mais produtividade? Sem sombra de dúvidas.

Mas o foco não é produtividade a qualquer custo. O foco é produtividade com saúde mental em dia.

👉 Assista este vídeo – vale a pena!

 

Leitura Recomendada: Treinar à noite atrapalha o sono? Neurologista explica como equilibrar treino e descanso

Dra. Marília Graner

Sou neurologista, especialista em neurociência comportamental e cognitiva, com foco em como nosso cérebro molda pensamentos, emoções e comportamentos.

Meu objetivo é traduzir a ciência do cérebro de forma prática e acessível, ajudando pessoas a desenvolverem mais autoconfiança, equilíbrio emocional e clareza mental. Além disso, compartilho conhecimento sobre saúde mental, hábitos e produtividade, sempre integrando a ciência à vida cotidiana.

Instagram: @dra.mariliaganer

Compartilhe este conteúdo
Dra. Marília Graner
Dra. Marília Graner

Sou neurologista, especialista em neurociência comportamental e cognitiva, com foco em como nosso cérebro molda pensamentos, emoções e comportamentos. Meu objetivo é traduzir a ciência do cérebro de forma prática e acessível, ajudando pessoas a desenvolverem mais autoconfiança, equilíbrio emocional e clareza mental. Além disso, compartilho conhecimento sobre saúde mental, hábitos e produtividade, sempre integrando a ciência à vida cotidiana.

VIRE A CHAVE PARA EMAGRECER

INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS