Dor nas costas: um dos relatos mais comuns nesta pandemia

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou um estudo, que apontou aumento de queixas por dor nas costas, durante a quarentena. Em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com os dados levantados, pela pesquisa, no Brasil, antes da pandemia do novo Coronavírus, aproximadamente 18,5% das pessoas sente dor na coluna. Agora, há pouco mais de 4 meses de isolamento domiciliar, este número saltou para estrondosos 41%.

A coordenadora do estudo e também professora do curso de enfermagem da UFMG, Deborah Malta, aponta este aumento nos números, se deu devido à redução de atividades físicas, sedentarismo e ao estresse que a repentina mudança de rotina e de confinamento causou nas pessoas.

Malta ainda explicou que as dores na coluna tem relação direta com o estresse, uma vez que esta região fica muito tensionada e responde por meio de sinais e estímulos à dor. Ainda conforme ela, um outro fator agravante tem sido o aumento significativo do tempo gasto em frente a televisores e computadores, no caso de quem trabalha em home office.

Pandemia e exposição ao eletrônicos

A pesquisa ainda constatou que, nesta pandemia, em média as pessoas passaram a assistir 3,3 horas diárias de TV e a passar 5,3 horas em frente ao tablet ou celular. Estes números quase dobraram, após o início da pandemia.

Antes, o consumo das telas de TV médio era de 1,8 horas por dia, enquanto o de tablet ou celular era de 3,8 horas por dia. No entanto, a pesquisa ainda concluiu que antes do novo Coronavírus, cerca de 36% das pessoas praticavam atividade física. Mas, atualmente, este percentual caiu para apenas 14%.

Dor nas costas / Fonte: Reprodução da internet
Dor nas costas / Fonte: Reprodução da internet

Pesquisa do Google: “dor nas costas”

Por incrível que pareça, até as pesquisas no maior mecanismo de buscas da internet, o Google.com, pelo termo “dor nas costas”, aumentou quase 80%, desde o início da pandemia. Isto é, de acordo com o Google Trends, serviço de análise de tendências do buscador.

Segundo o médico ortopedista especialista em coluna do Hospital Aeroporto, Dr. Alexandre Andrade, o sedentarismo no isolamento não só tem agravado o estado físico das pessoas, mas bem como o psicológico, trazendo ansiedade, entre outras doenças.

“Existem alguns fatores que estão levando ao surgimento ou persistência da dor lombar, o primeiro deles é que, devido à pandemia, as pessoas estão passando mais tempo em casa e reduzindo ou deixando de fazer atividade física. Além disso, as pessoas estão mais ansiosas e na hora de dormir estão com o sono irregular, então aquela virada de um lado para o outro pode desencadear dores nas costas”, frisou.

Ansiedade e dor nas costas em tempos de pandemia

Conforme explica o psiquiatra e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marcelo Kimati, a ansiedade é um quadro muito comum de todo ser humano. Ela se apresenta, como mecanismo de defesa, muitas vezes encarado como algo a ser controlado, ou ‘contornado’ pelas pessoas. contra mudanças bruscas, que causam estresse e tiram as pessoas de seus ritmos habituais de vida.

“A ansiedade é uma resposta natural do corpo. Mas, muitas vezes, acaba sendo encarada como algo patológico a ser evitado, devido à necessidade de controlar constantemente as emoções”, explicou.

Além disso, a doença não só afeta a qualidade do sono. Outrossim, também pode provocar o aumento de peso, além de outros distúrbios. Kimati ainda esclareceu que isso acontece porque as pessoas ansiosas acabam comendo mais. O que pode fazer com que ganhem peso e elevem a sobrecarga na coluna causando sérios danos à região.

Por fim, a combinação da redução de atividades físicas junto da ansiedade, são fatores marcantes. E falta de rotina, muitas vezes, má qualidade qualidade do sono e ganho de peso acabam ocasionando ou intensificando as dores na lombar. E este é um grande resumo, das mudanças pelas quais muitas pessoas tem passado, durante este isolamento.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação