Book Appointment Now
Veja alimentos que controlam a ansiedade e melhoram o humor, especialistas indicam 06
De acordo com o site especializado Medical News Today, é possível utilizar alimentos que controlam a ansiedade e melhoram o humor como em condições, por exemplo, do Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Nesta matéria, o Saudelab irá te mostrar que é possível unir uma dieta balanceada com o tratamento da ansiedade. Dessa forma, abaixo você poderá conferir uma lista disponibilizada pelo Medical News Today, com 6 alimentos que controlam a ansiedade.
O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada
Igualmente conhecido como TAG, o Transtorno de Ansiedade Generalizada ou apenas Ansiedade, é uma condição que acomete milhões de pessoas no mundo inteiro. Se caracteriza por um excesso de preocupação ou de alto estresse em situações do cotidiano.
Seus sintomas são característicos e podem aparecer tanto em situações consideradas tensas, quanto em momentos simples do dia a dia. Entre eles, os mais comuns são: Tensão muscular, tensão emocional, irritabilidade, baixa concentração, taquicardia, suor excessivo, aperto no peito, preocupação e outros sintomas mais graves como desmaios, vômitos e paradas cardíacas.
Confira também: Saúde Mental: como conquistar (ou tratar os transtornos)
Tratamentos para a TAG
Não existe um tratamento rápido para essa condição. É possível que este tratamento dure anos ou até a vida inteira e, entre os processos, uma dieta balanceada e rica é recomendada. Portanto, é importante consumir alimentos que controlam a ansiedade, unindo-os a terapias ou medicação, se for o caso.
De acordo com pesquisas, o uso da dieta e dos tratamentos com psicanálise ou psicoterapia são, muitas vezes, suficientes para um paciente com TAG ter uma vida livre de crises e de medicações.
Alimentos que controlam a ansiedade podem auxiliar no tratamento
A princípio, alguns dos principais nutrientes encontrados nesse tipo de alimento são o antioxidante e a Vitamina D. Estes, agem diretamente no humor do consumidor, além de trazer outros benefícios.
Abaixo, uma lista com 6 alimentos poderá mostrar todos os benefícios de uma dieta saudável para o corpo e para a mente.
Leia mais: Alimentos ricos em fibras: Nutricionistas defendem as consequências deste consumo
6 alimentos que controlam a ansiedade e melhoram o humor
Sementes de abóbora
Em suma, a semente de abóbora é rica em potássio. Alimentos ricos em potássio auxiliam na diminuição da ansiedade de do estresse, devido às suas propriedades controladoras da pressão arterial e de regulação do equilíbrio de eletrólitos.
Castanha do Pará
O selênio e a propriedade principal da castanha do Pará e tem função anti-inflamatória. Em síntese, pacientes que sofrem com alterações no humor podem ter os níveis de inflamação altos.
Além disso, a castanha também é rica em vitamina E, que contém um nível alto de antioxidantes e auxilia na diminuição do risco do acometimento da depressão. Porém, é importante dosar a quantidade de castanhas do Pará consumidas durante o dia, tendo seu limite de até quatro castanhas por dia para um adulto.
Peixes
Considerado um dos alimentos que controlam a ansiedade, o peixe rico em gordura, como a sardinha, o salmão, a truta e a cavala, tem altos níveis de Ômega-3. Como resultado de uma pesquisa realizada com 24 pessoas, o ômega-3 tem ácidos que auxiliam na função cognitiva, reduzem o nível de ansiedade e regula os neurotransmissores.
Ovos
Ricos em vitamina D e em proteína, os ovos também contém aminoácidos que auxiliam na criação da serotonina, um neurotransmissor conhecido pela sua ação direta na melhora do humor, do sono, da memória e do comportamento de pacientes.
Camomila
A camomila já é conhecida por ser um dos alimentos que controlam a ansiedade. Atualmente é utilizada para chás, remédios e produtos que promovam o relaxamento. Esse uso se dá pelas propriedades anti inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas da planta, que auxiliam diretamente no controle de neurotransmissores e níveis de inflamação.
Chocolate
Por conter um alto teor de triptofano, um aminoácido que se transforma em neurotransmissores, o chocolate é conhecido por causar um relaxamento instantâneo. Isso se dá pela serotonina criada durante o consumo. Além disso, o chocolate ao leite tem flavonoides, que auxiliam na redução da neuroinflamação e na melhora do fluxo sanguíneo.
Do mesmo modo, o chocolate amargo é rico em magnésio, que é conhecido por agir na redução do risco de acometimento da depressão. Porém, vale ficar alerta à quantidade de chocolate ingerido durante o dia.