Mindset vencedor: entenda como a psicologia ajuda os atletas

Entenda qual o papel dos psicólogos esportivos na criação de um mindset vencedor para os esportistas de alto nível

Muitas pessoas veem os atletas em esportes coletivos e individuais conseguirem grandes feitos, mas sequer imaginam a força interior necessária para consegui-los. Estamos falando de uma questão de saúde mental, ou seja, a capacidade de ter um mindset vencedor para ser um campeão. 

Portanto, siga a leitura abaixo para saber como os grandes vencedores começam o seu trabalho na própria mente, por meio de trabalhos e exercícios específicos. 

Leia mais: Entenda o que é a varíola dos macacos, doença que ressurge agora em 2022

tenista na quadra
A resiliência é um dos componentes de um mindset vencedor – Fonte da imagem: Canva Pro

Mindset vencedor

Em primeiro lugar, Nelson Rodrigues já dizia que sem sorte, não dá nem para atravessar a rua. Portanto, todo campeão tem alguma dose de sorte a seu favor. Mas o que explica que algumas pessoas pareçam super-heróis, como o tenista espanhol Rafael Nadal, que conquistou o seu décimo-quarto título em Roland Garros na semana passada?

Bem, aí entramos no tópico que tem sido bastante estudado nos últimos tempos: o mindset vencedor. Ou seja, a capacidade de manter a cabeça fria e entender o que é preciso fazer para superar os momentos de adversidade. Além disso, ter a confiança para saber que treinou o suficiente e sabe como vencer o adversário.

Identificar fraquezas e pontos fortes

Estas características, presentes nos atletas e nos esportes de alto nível, requerem bastante controle mental. Se por um lado, nos esportes coletivos, é preciso ter uma dose de espírito de equipe. E quando falamos em esportes individuais, manter o sangue frio é tudo. Até por conta disso, o papel dos psicólogos esportivos cresce a cada ano.

Assim, este tipo de profissional busca observar as fraquezas e os pontos fortes do atletas, trabalhando o que precisa de melhoria para que o nível fique lá em cima. Este é o sonhado mindset vencedor, como dizem os coachs motivacionais.

Aproveite e leia sobre o Dia do glaucoma: solução pode ser colírio à base de Cannabis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação