Book Appointment Now
Como escolher brincos para amenizar o risco de alergias?
A princípio, as pessoas que costumam usar brincos já estão habituadas a comprar certas marcas e modelos específicos. Porém, tanto para quem usa a muito tempo, quanto para quem quer começar a usar, é preciso ter alguns cuidados para não ter reações alérgicas. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como escolher brincos para amenizar o risco de alergias.
Leia também: Banana Com Aveia E Canela; Por Que Essa Combinação É Poderosa?
Pode parecer incomum, mas os brincos e outros bijuterias são capazes de causar reações alérgicas no corpo. Estas podem ter intensidade e apresentações diferentes, mas independente disso, é importante se prevenir. Para isso, basta adotar as formas corretas de se escolher brincos para usar.
Alergias causadas por brincos
Antes de mais nada, é bom entender como funciona a alergia que os brincos causam. Esse tipo de alergia recebe o nome de dermatite de contato, e por mais que a causa sejam os brincos, a sua predisposição está relacionada a outros fatores. Além da orelha ser uma região mais suscetível, o ressecamento da pele e componentes hereditários também fazer a pessoa ficar vulnerável.
A princípio, o que causa a dermatite de contato é algum composto presente no brinco, que geralmente é o níquel. Esse composto é absorvido por células de Langerhans na epiderme, e faz com que os linfócitos T de memória entrem em ação. Logo, mesmo que em pequena quantidade, o contato com o níquel provoca essa reação alérgica.
Prevenção ao escolher brincos corretamente
Com o conhecimento de como funciona a alergia causada pelos brincos, fica mais fácil entender as formas de combate e prevenção contra ele. Sendo assim, para prevenir essa alergia, procure usar brincos que não possuem níquel na sua composição. Felizmente, existem diversos materiais alternativos, e logo a variedade de brincos acaba sendo grande.
Primeiramente, metais como prata e ouro são bem comuns em brincos, e são ótimos substitutos para o níquel. O mesmo vale para peças feitas de alumínio e aço inoxidável. Sob o mesmo ponto de vista, certas peças nacionais recebem um banho de qualidade, e podem ser uma opção. Por fim, as semijoias também são uma alternativa, mas tome cuidado, pois nem todas são viáveis.
Tratamento para a alergia
A princípio, escolher brincos corretamente e para a prevenção, já é um grande passo para combater a alergia. Contudo, caso você já esteja com uma relação alérgica, existem dicas e cuidados importantes, que vão ajudar você a se tratar. O tratamento se consiste em ajudar o tecido a se regenerar de forma saudável, e prevenir possíveis infecções, devido a vulnerabilidade.
Primeiramente, e talvez seja o mais óbvio, se a alergia atacar, retire imediatamente os brincos, e deixe de usar acessórios na área afetada. Em seguida, mantenha o local limpo e seco. Logo, é possível aplicar um hidratante natural, como por exemplo, o azeite de oliva. Esse produto além de hidratar ajuda na recuperação.
Caso já tenha o hábito de usar passar pomada ou creme com corticoides, esses também podem contribuir para aliviar a reação alérgica. Contudo, o ideal é sempre consultar um dermatologista, para que a situação receba os cuidados de um profissional.
Leia também: 10 Dicas Simples Que Podem Bombar A Sua Imunidade E Você Precisa Saber Hoje