Saúde mental: brincadeira de criança promove o bem-estar

O que parece senso comum no fim é verdade: as crianças aventureiras, que adoram brincar, são mais felizes. Ou seja, possuem melhor saúde mental. A conclusão vem de um estudo científico da Universidade de Exeter, publicado na prestigiada Child Psychiatry & Human Development. 

Portanto, continue lendo abaixo para entender por qual razão deixar a prole brincar à vontade pode ser a melhor forma de educação para ter filhos saudáveis mentalmente. 

Leia mais: Entenda a importância da amamentação segura e seus benefícios

criança brincando de pular amarelinha
Brincadeira ao ar livre, saúde mental em dia – Fonte da imagem Canva Pro

Brincadeiras: saúde mental em dia

Em primeiro lugar, não é preciso ser um gênio para perceber que levar uma vida positiva conduz a uma excelente saúde mental. Aliado a isso, estão as brincadeiras. Logo, estimular o corpo e a mente são as melhores opções para estar sempre bem.

De acordo com a investigação científica da Universidade de Exeter, que foi realizada durante o lockdown decorrente do coronavírus, mais de 2500 pais e mães participaram da pesquisa. A faixa etária do estudo esteve concentrada entre os 5 e 11 anos. Assim, a pesquisa abrangeu tanto a Grã-Bretanha quanto a Irlanda do Norte.

De modo que a conclusão do estudo foi a seguinte: as crianças que iam “brincar lá fora” tinham uma vida mais feliz. Ou seja, menos problemas de ansiedade ou até mesmo depressão. Isto é, uma melhor saúde mental. 

Portanto, deixar os filhos brincarem e explorarem o mundo pode ser uma das melhores opções. É claro: tendo em vista as restrições de mobilidade, devemos sempre respeitar as medidas de proteção. Mas isso não significa que os filhotes devam ficar trancados em casa; muito pelo contrário. Faz bem à saúde mental de todos sair e respirar o ar puro, ao menos uma vez por dia. 

Aproveite e leia sobre o Mindset vencedor: entenda como a psicologia ajuda os atletas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação