Book Appointment Now
Veja 10 benefícios da aveia para consumir todo dia sem arrependimento
De antemão, a aveia é uma planta pertencente à família Poaceae. Seu gênero é composto por aproximadamente 450 espécies, sendo as mais cultivadas a Avena sativa e Avena byzantina. Cereal rico em fibras que pode ser encontrado na forma de farinha, flocos e farelo. O Blog SaúdeLab, preparou 10 benefícios da aveia para usar sem medo na sua dieta.
Além disso, é importante sempre sabermos o quanto um alimento pode ser bom para o nosso corpo. Ao final, também pontuaremos aqui onde você pode usar aveia, caso não goste de comer ela pura.
O que comer com aveia?
Antes de tudo, a aveia é vendida na forma de farinha, flocos finos, grossos e farelo. Bem como, ela pode ser consumida de acordo com a sua preferência ou adicionada aos sucos, frutas, shakes e vitaminas. Além disso, a aveia também pode fazer parte da preparação de receitas deliciosas como, bolos, tortas doces e salgadas, pães, biscoitos, bolinhos e farofa. Outra forma de utilizá-la é no mingau, ela dá a consistência ao leite sem a necessidade do uso de amido de milho para engrossar.
A aveia é uma excelente fonte de energia e carboidratos
A princípio, a aveia é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, os carboidratos presentes nesse alimento são absorvidos lentamente, não provocando picos de glicemia e consequentemente de insulina.
Contudo, esse tipo de carboidrato é o mais saudável e mais recomendado antes da prática de atividades físicas. Pois mantém a absorção e disponibilização de carboidratos na corrente sanguínea por um longo período, além da aveia aumentar a taxa de queima de gordura durante o exercício.
Perda de peso
A princípio, não é um alimento de baixo teor calórico, mas se consumida em quantidades adequadas pode sim ajudar no processo de emagrecimento. Isso porque um dos benefícios da aveia é ser rica em fibras, que proporciona uma maior saciedade por um período prolongado de tempo. Assim, a fome é menor e consequentemente cumprir a dieta e comer menos se torna mais fácil.
Ganho de massa muscular
De antemão, incluir a aveia na sua alimentação pode ser uma boa opção para obter toda a proteína que necessita para a recuperação e construção muscular estimulada pela atividade física. Bem como, para que os músculos cresçam, além de aminoácidos, ele precisa de energia, e como vimos anteriormente, a aveia é uma excelente fonte energética. Dessa forma, poderá ajudar no ganho de massa magra também por fornecer outros nutrientes como ferro e vitaminas do complexo B.
Melhora a saúde cardiovascular e diminuir o colesterol
Estudos já demonstraram que o consumo de grãos integrais, entre eles a aveia, está diretamente associado a uma melhor saúde do coração e das artérias, reduzindo a pressão sanguínea e as chances de desenvolver doença coronariana. Consumir diariamente apenas 3g de fibras solúveis provenientes da aveia, reduz o nível de colesterol de pacientes com taxas elevadas (mais de 220mg/dl de sangue) em 8 a 23%. Considerando que a redução de 1% no nível de colesterol equivale a uma redução de 2% no risco de desenvolver doença cardíaca, esse é um resultado extremamente significativo.
Benefícios da aveia: protege a pele, previne o diabetes e regula o intestino
Em síntese, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia, a aveia é capaz de normalizar o pH da pele, atuando como um calmante e ajudando a aliviar a irritação e a coceira na pele.
Em suma, mais um dos benefícios da aveia é que por ter baixo índice glicêmico, a aveia ajuda a prevenir o diabetes, diminuindo a taxa de absorção dos carboidratos e melhorando a sensibilidade à insulina. Além disso, uma das funções mais conhecidas da aveia é a de regular o intestino. As grandes quantidades de fibras do alimento, quando entram em contato com a água, formam um gel que estimula o funcionamento do trânsito intestinal.
Consumo acessível e baixo custo
Enfim, consumir aveia é uma ótima opção para variar o cardápio e o custo-benefício compensa o investimento. Você pode usar a imaginação e criar suas receitas para o café da manhã ou degustar e um lanchinho rápido. Veja aqui algumas dicas para te inspirar.