Book Appointment Now
Qual o melhor horário para comer maçã? Benefícios e dicas para consumir corretamente
As frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, como é o caso da maçã que faz diferença no organismo e pode proteger até mesmo de algumas doenças quando consumidas na quantidade correta, pois trazem diversos benefícios a saúde. Logo, qual o melhor horário pra comer maçã? Acompanhe sobre o assunto agora no blog SaúdeLab.
De acordo com um estudo realizado no Instituto Nacional dos Estados Unidos, comer uma maçã por dia faz bem e previne diversas doenças. Esse estudo foi feito com mais de 8 mil pessoas ao longo de um ano, cerca de 10% comiam uma maçã por dia.
Qual é o melhor horário para comer maçã?
Antes de tudo, há quem diga que a maçã dá mais fome ainda, mas a verdade é que, com ela, é muito mais fácil perder peso. A princípio, um estudo da Universidade da Pensilvânia comprovou que a fruta queima gordura. Para isso, é preciso comer a fruta 15 minutos antes de cada refeição. Essa atitude faz com que se consuma até 200 calorias a menos.
Sendo assim, quem pretende emagrecer com um cardápio de mil calorias diárias, é possível perder dois quilos em sete dias, caso faça a combinação certa dos alimentos e exercício físico regular.
Qual o benefício de comer a fruta antes de dormir?
Já pensou que a noite pode ser um bom horário? Em síntese, por ser fonte de cálcio, magnésio e potássio, o consumo da fruta alivia os sintomas do refluxo ácido, problema que ocorre quando o ácido do estômago migra para o esôfago. Desse modo, uma maçã depois de uma refeição ou antes de dormir neutraliza este ácido, criando um ambiente alcalino no estômago.
Melhora a função cerebral e é boa para o coração
Comer maçã também faz bem para o cérebro. A quercetina (um dos antioxidantes encontrados em abundância nas maçãs) é um dos compostos que ajudam a reduzir a morte celular causada pela oxidação e inflamação dos neurônios. Além disso, possui vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fosfórico, o que protege o sistema nervoso.
Quem consome maçã tem menos riscos de ter problemas cardiovasculares. Isso acontece porque a fruta contém fibras solúveis, que reduzem os níveis de colesterol no sangue. Possui também polifenóis, que têm efeitos antioxidantes e podem diminuir a pressão arterial.
Diminui o risco de diabetes
Em suma, vários estudos associaram a ingestão de maçãs a um menor risco de diabetes tipo 2. De acordo com uma revisão de pesquisas realizada pela California State University, comer uma maçã por dia reduz o risco de desenvolver a doença em 28%.
E até mesmo quem consumia apenas algumas maçãs por semana também estavam mais protegidos do diabetes. Logo, acredita-se que os polifenóis presentes nas frutas previnem danos nos tecidos das células beta do pâncreas. Desse modo, elas ajudam o corpo no controle da síndrome metabólica.
Gostou de saber mais essa dica aqui no SaúdeLab? Clica aqui e fique por dentro outros conteúdos para sua saúde.